IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O TRATO DOS MODELOS MENTAIS DOS ALUNOS
Avany Martins de Arruda 1   (autor)   joaoveronice@yahoo.com.br
Minancy Gomes de Oliveira 1   (autor)   
1. Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano
INTRODUÇÃO:
Nas últimas décadas uma das fortes linhas de investigação é sem dúvida o levantamento dos modelos mentais dos alunos. No entanto, o que mais tem chamado a atenção, é o tratamento que se dá ao levantamento desses modelos mentais dos alunos, pois no momento de se traçar rotas de aprendizagens o professor sempre fica com a resposta do aluno que mais se aproxima do saber científico, desconsiderando assim o papel do "erro" para o ensino-aprendizagem. Rouse e Morris (1986) classificam modelos mentais em categorias, refletindo a diversidade de uso do conceito nas várias áreas. Estas categorias referem-se a aspectos diferentes do sistema sob estudo e respondem a cinco questões que descrevem e explicam o sistema e seu comportamento: Como é o sistema? (Descrever o sistema); De que o sistema é feito? (Descrever a estrutura do sistema); Como ele funciona? (Explicar como funciona); O que ele está fazendo? (Prever ou Explicar o estado do sistema); Para que ele serve? (Descrever o propósito do sistema). Levando-se em conta tais questões, pode-se dizer que Modelos mentais são os mecanismos através dos quais os humanos são capazes de gerar descrições do propósito e forma de um sistema, explicar o funcionamento de um sistema e os seus estados observados e prever os estados futuros (Rouse e Morris, 1986). Portanto, os objetivos desta pesquisa são identificar os modelos mentais dos alunos, promover o confronto dos modelos mentais dos alunos com o conhecimento científico, traçar rotas de aprendizagens e com isso promover o desenvolvimento intelectual dos alunos. Sendo assim, na tentativa de se atingir ao objetivo proposto fez-se o levantamento dos modelos mentais dos alunos sobre os assuntos, Ambiente, Ambiente e os Tipos de ambientes, Sistema Solar, Sistema Terrestre, Ecossistema, Tipos de Ecossistemas, fatores ambientais (biótico e abiótico), através de mapa conceitual; como se mostra na metodologia a seguir.
METODOLOGIA:
O presente estudo é o resultado de uma pesquisa com 8 turmas do 1o ano do ensino médio, com 40 alunos cada, em regime integral, do Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano - CEEGP, em Recife; onde através de quatro etapas, procurou-se: etapa 1)construção de um mapa conceitual pelos alunos; etapa 2)utilizado a técnica de ensino: Painel integrado para o confronto dos modelos mentais dos alunos com o saber científico, por meio de enciclopédia, livros paradidáticos, textos informatizados, etc. Logo após as discussões foi elaborados um resumo com as conclusões desses subgrupos; etapa 3)traçar rota de aprendizagem através das teorias da situação didática que são: validação das ações e hipóteses formulada pelos alunos, e sistematização das concepções construídas por esses mesmos aluno, através de experimento: Observando um ecossistema, o Rio Capibaribe; e 4)reelaboração do Mapa Conceitual, onde esta etapa está ainda em fase de conclusão.
RESULTADOS:
Observou-se que nos modelos mentais apresentados pelos alunos os maiores equívocos são em relação às concepções de Ambiente e Ecossistema sendo que esses alunos não têm claro também, por exemplo, as concepções de fatores, de fatores ambientais e das multiplicidades de relações entre os fatores ambientais, quando estão estruturando os seus mapas conceituais, somente percebem a relação do ser humano com a água e o ar; não percebem ainda, que alguns desses fatores tem mais relações e que outros têm menos relações em seus mapas. No entanto, no confronto dos modelos mentais dos alunos com o saber científico percebeu-se uma melhor compreensão, pelos alunos, das concepções abordadas. Após esse confronto o traçar da rota de aprendizagens constatou-se que foi minimizado os obstáculos para a ampliação das concepções e conceitos abordados. Relembrando que, o resultado da reelaboração dos mapas conceituais pelos alunos está ainda em fase de conclusão.
CONCLUSÕES:
A sala de aula é um ambiente privilegiado para estudo dos processos de ensino-aprendizagem quando se procura compreender as teorias das situações didáticas que propiciam a construção do saber científico, tendo clareza que no processo ensino-aprendizagem existem diversidade de opiniões e que o professor deve orientar a construção de significados, onde se deve salientar que a participação do professor é decisiva no traçar de rotas de aprendizagens, mas não impede as ações, formulações de hipóteses e validação pelos alunos na busca de conhecer os modelos mentais desses alunos e de se traçar rotas de aprendizagens, minimizando assim o distanciamento da desconsideração do papel do erro no trato que se dá ao levantamento dos modelos mentais dos alunos.
Palavras-chave:  Modelos mentais; confronto dos modelos mentais; rotas de aprendizagens.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004