IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ABORGAGEM INTERDISCIPLINAR DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE UMA SITUAÇÃO DE ESTUDO
João Rufino de Freitas Filho 1, 2   (orientador)   joaoveronice@yahoo.com.br
Avany Martins de Arruda 1   (autor)   
Minancy Gomes de Oliveira 1   (autor)   
Maria do Socorro Lopes Pina 1   (autor)   
Afonso Feitosa Reis Filho 1   (autor)   
Marcus Venicius Juliano de Souza 1   (autor)   
Valter Assis Dantas 1   (autor)   
Antônio José Barboza dos Santos 1   (autor)   
José Roberto Lima Miranda 1   (autor)   
Katia Maria de Medeiros 1   (autor)   
1. Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano-CEEGP
2. Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul
INTRODUÇÃO:
Muito se tem escrito e falado sobre os grandes problemas da humanidade, causados pela superpopulação e por prejuízos advindos de uma era industrial muito desenvolvida, mas cada indivíduo tem visão diferente do que acontece no mundo e muito poucos estão dispostos a colaborar para o benefício geral da humanidade. Com a situação problema: “Como identificar no rio Capibaribe, os componentes da rede que ligam os seres vivos entre si e ao meio; os pontos de ruptura desse sistema e as ações necessárias à reversão dos danos provocados pelo homem?”, buscou-se explorar conteúdos nas disciplinas das áreas de Ciências da Natureza, matemática e suas tecnologias, linguagem e códigos e Ciências humanas e suas tecnologias de forma a desencadear uma aprendizagem significativa que possibilitasse o entendimento de uma situação contextual: o rio Capibaribe. Sob a dinâmica dos trabalhos em grupo se buscou também, contemplar a questão de atitudes como colaboração, interação, o estar aberto a novas idéias bem como o respeito do diferente e a diversidade. A construção e a vivência da proposta de uma situação de estudo interdisciplinar em sala de aula visou, também uma maior aproximação com diferentes disciplinas do currículo da Centro Experimental Ginásio Pernambucano - CEEGP, principalmente com a matemática de forma a se aproximar a análise e interpretação de tabelas e gráficos.
METODOLOGIA:
A experiência está sendo vivenciada e desenvolvida pelo Centro Experimental Ginásio Pernambucano - CEEGP, situado na Rua da Aurora, Boa Vista, em Recife-PE, no turno da manhã, com oito (8) turmas de alunos da 1a série do Ensino Médio, envolvendo os componentes curriculares (Biologia, Geografia, Química, História, Matemática, Português, Inglês, Física, Sociologia, Filosofia, Arte e Educação Física). Para sistematização dos trabalhos foram realizados: a) encontros de estudo e planejamento coletivo das atividades em forma de oficinas; b) elaboração de um plano de trabalho; c) coleta e organização de materiais, d) seminários temáticos sobre o tema em foco com auxílio de vídeo documentário e; e) visita ao campo: Rio Capibaribe.
RESULTADOS:
Com a vivência da situação problema: Como identificar no rio Capibaribe, os componentes da rede que ligam os seres vivos entre si e ao meio; os pontos de ruptura desse sistema e as ações necessárias à reversão dos danos provocados pelo homem?, de forma interdisciplinar foi possível apresentar aos alunos algo concreto, contextualizado, o que facilitou os trabalhos iniciais de aproximação e discussão das diferentes disciplina a na resolução da situação em tela. Além de uma boa interação dos alunos e professores, conseguiu-se estabelecer algumas relações entre conhecimentos das disciplinas acima citadas, bem como melhorar a produção escrita dos alunos. Mesmo assim, não foram poucos os obstáculos encontrados, entre eles e a necessidade de rompimento do currículo pré-estabelecido para cada disciplina e da fragmentação ainda existente nas escolas, a dificuldade de fazer algo diferente diante do pouco espaço-tempo disponível ao grupo para se encontrar e estudar. Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos foram apresentados em forma de oficinas. Nestas oficinas foram trabalhados: Painéis interativos, Reciclagem, Experimentação, Teatro, Danças dentre outro. Os conteúdos trabalhos nas disciplinas da área de Ciências da Natureza foram: Biologia (O rio Capibaribe – um ecossistema); Matemática (Proporcionalidade); Química (Identificação das substâncias presente no rio e método de separação); Física (densidade e vazão).
CONCLUSÕES:
A construção coletiva e a implementação dessa proposta pedagógica de estudo: aborgagem interdisciplinar de uma experiência vivenciada em turmas de ensino médio através de uma situação de estudo, exigiu diversos momentos, tais como: planejamento coletivo, desenvolvimento com sucesso da proposta junto aos alunos, elaboração e apresentação de experimentos, painéis interativos, teatro em forma de oficinas. A situação de estudo trata-se de oficinas interdisciplinares envolvendo também investigação, pesquisa e testagem de um novo enfoque curricular
Palavras-chave:  Situação problema; Construção coletiva; aulas interdisciplinares.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004