IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
SUBSTÂNCIAS FENÓLICAS DE LIQUENS - PREPARAÇÃO DE DERIVADOS BIOATIVOS
Neli Kika Honda 1   (orientador)   nkhonda@nin.ufms.br
Márcio Watanabe 1   (autor)   mw007@bol.com.br
1. Depto. de Química, Univ. Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
INTRODUÇÃO:
Dos compostos resultantes do metabolismo secundário de liquens, os depsídeos e as depsidonas são os compostos mais freqüentes. Os depsídeos resultam da esterificação de duas ou mais unidades derivadas do ácido orselínico ou do ácido beta-metil-orselínico. As depsidonas apresentam, além da ligação éster entre duas unidades fenólicas, uma ligação éter, geralmente, entre os carbonos 2 de uma unidade fenólica (A) e 5' da outra unidade (B). Um grupo de depsidonas, apresentam um anel lactol estabelecido entre os grupamentos -CHO e -COOH ligados aos carbonos 6' e 1' do anel B. Um dos representantes desse grupo é o ácido norstítico (1,4,10-triidróxi-5,8-dimetil-3,7-dioxo-1,3-diidro-7H-benzo[6,7][1,4]dioxepino]2,3-e]isobenzofurano-11-carbaldeído). O ácido norstítico isolado de Usnea sp. foi ativo no ensaio de toxicidade sobre larvas de Artemia sp. (DL50 149,0 ppm). Os compostos fenólicos de liquens, embora sejam em sua grande maioria substâncias bioativas, apresentam limitações quanto ao possível uso como medicamento, seja pela baixa solubilidade em solventes polares, como também pelo efeito tóxico característico de substâncias fenólicas. Assim, o presente trabalho teve como objetivo a preparação de derivados do ácido norstítico, via reações de alcoólise, visando favorecer a solubilidade e potencializar a atividade sobre larvas de Artemia sp.
METODOLOGIA:
O ácido norstítico isolado de Usnea sp., foi tratado com álcoois de cadeia linear de 1 a 5C. Cerca de 50 mg (0,13 mmol) do ácido norstítico foram misturados com 50 mL de álcool, a mistura foi mantida sob refluxo em manta de aquecimento à temperaturas que variaram de 50 a 80ºC. O desenvolvimento das reações foi monitorado por cromatografia em camada delgada (CCD). Terminada a reação, a mistura reacional foi concentrada em rotaevaporador . Nos casos em que a reação não foi completa a separação do éster foi feita por cromatografia em coluna de sílicagel. As estruturas dos ésteres obtidos foram confirmadas por RMN de 1H e 13C. A toxicidade das substâncias obtidas foram avaliadas nos ensaios de atividade citotóxica frente larvas de Artemia sp.
RESULTADOS:
As reações de preparação dos ésteres do ácido norstítico com etanol, n-propanol, n-butanol e n-pentanol apresentaram rendimento médio de 90 a 95% e do éster metílico foi de 17%. As estruturas dos ésteres foram confirmadas pela análise dos espectros de RMN de 1H e 13C. Os compostos resultantes: 4-hidróxi-3,6-dimetil-1,2-(3,5,7-triidróxi-6-metil-1-oxo-1,3-diidro-4-isobenzofuranilóxi) benzoato de metila, etila, n-propila, n-butila, n-pentila - mostraram baixa solubilidade em meio aquoso, porém, a toxicidade dos ésteres metila e etila - DL50 35,0 a 40,0 ppm, e n-propila - DL50 67,0 ppm, sobre larvas de Artemia sp. foi mais intensa que aquela apresentada pelo ácido norstítico. Os derivados dos álcoois n-butila e n-pentila foram menos ativos que os demais ésteres.
CONCLUSÕES:
As reações de preparação de ésteres alquílicos do ácido norstítico [4-hidróxi-3,6-dimetil-1,2-(3,5,7-triidróxi-6-metil-1-oxo-1,3-diidro-4-isobenzofuranilóxi) benzoato de metila, etila, n-propila, n-butila, n-pentila] apresentaram rendimento satisfatório, exceto o éster metila. Esses compostos, obtidos por substituição do éster aromático por éster alifático, foram mais ativos (DL50 variando de 35,0 a 67,0 ppm) sobre larvas de Artemia sp., que o ácido norstítico. Esses resultados indicam preliminarmente que a substituição do anel aromático (B) no ácido norstítico por um grupo alquila de cadeia linear, altera a toxicidade sobre larvas de Artemia sp.
Instituição de fomento: SESu/MEC
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  ácido norstítico; preparação de derivados; ensaio de toxicidade.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004