IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
DEMOGRAFIA DE Vochysia divergens ( CAMBARÁ ) EM PARCELAS PERMANETES DO PROGRAMA PELD - SESC/PANTANAL.
Cintia Maria Santos da Camara Brazão 1   (autor)   cintiabrazao@uol.com.br
Cátia Nunes da Cunha 2   (orientador)   catianc@terra.com.br
1. Graduanda do Depto. de Ciência Biológicas, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
2. Profª. Drª. do Depto. de Botânica e Ecologia, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
INTRODUÇÃO:
O termo cambarazal é utilizado no Pantanal para um tipo de consorciação formado basicamente por indivíduos de Vochysia divergens Pohl., Vochysiaceae, conhecida por cambará. Originalmente é de floresta ciliar dos altos rios Cuiabá e São Lourenço, disseminando-se gradativamente sobre as “baías” colmatadas e campos inundáveis. Planta perenifólia, heliófita, seletiva hidrófila, pioneira, característica e exclusiva das matas ciliares do Pantanal Mato-grossense e rio Araguaia. Ocupa preferencialmente as áreas abertas de terrenos aluviais inundáveis, onde chega a crescer e reproduzir-se com tanto vigor, formando populações monofiléticas que são consideradas pelos pecuaristas do Pantanal como uma das piores infestantes ou planta daninha de pastagens. É colonizadora dos campos naturais e inundáveis do Pantanal de Poconé e o seu processo de formação, parece ser contínuo, do centro do cambarazal, em direção as suas margens, onde há um aumento populacional que avança sobre os campos. Para o entendimento do processo de sucessão e da formação do cambarazal, estudos da dinâmica das populações das plântulas são de grande importância, uma vez que a germinação das sementes e o subseqüente estabelecimento da plântula não são somente fases essenciais do ciclo de vida das plantas, mas representam também o período de máxima vulnerabilidade a mudanças físicas no ambiente. O objetivo deste trabalho foi caracterizar os primeiros estadios de desenvolvimento poplualcional de V. divergens.
METODOLOGIA:
Os estudos foram desenvolvidos em 2 plotes de estudo de longa duração alocados permanentes no cambarazal do site 12 PELD-SESC/Pantanal. Para a realização do inventário foram contadas todas as plântulas existentes em 4 parcelas de 25m² em cada plote. Tais plotes possuem características bem distintas, o primeiro é uma área de campo sujo, (área 01), e o segundo um cambarazal (área 02).
Todas as plântulas de até 30cm foram contadas, tomada a sua medida desde o solo até a gema apical. O diâmetro basal foi medido com auxilio de um paquímetro digita, e foram devidamente mapeadas, etiquetadas e registradas em protocolos especiais.
O levantamento foi realizado em outubro/2003 e dezembro/2003, durante o período de seca, observando: o aparecimento de novas plântulas, número de folhas por plântula e número de folhas danificadas por herbivoria. A proporção total de folhas danificadas foi estimada usando o número total de folhas atacadas por herbivoria em relação ao número total de folhas por indivíduo.
RESULTADOS:
Foram encontradas e etiquetadas 885 plântulas nos 8 plotes. Destas, 82 (38800/ha) pertencem à área 01 e, no mês de outubro, foram registradas e medidas. Neste mês, na área 02, somente foi observada a presença de sementes e frutos caídos no chão.
Em dezembro, foram encontrados 803 indivíduos da área 02. Não foi observada nenhuma plântula nova na área 01.
A altura média dos indivíduos da área 01 foi de 20,7cm de altura, variando entre 9,0 e 30,0 cm de altura. O número médio de folhas por indivíduo desta área foi de 7,65 folhas/indivíduo. A média de folhas danificadas por herbívora por indivíduo, na área 01, foi de 2,81. Na área 02, a altura média dos indivíduos foi de 7,55cm de altura, variando entre 3,0 e 12,0cm de altura. O número médio de folhas por indivíduo desta área foi de 3,64 folhas/indivíduo. A média de folhas danificadas por herbívora por indivíduo, na área 02, foi de 0,08.
Os indivíduos encontrados na área 01 são mais antigos do que os da área 02. Por isso, os da área 01 foram denominados indivíduos jovens (sapling) e os da área 02 plântulas (seedling).
CONCLUSÕES:
Para verificar a demografia do cambarazal, estudo de monitoramento deve ser feito para analisar as diferenças encontradas entre as áreas.
Instituição de fomento: Projeto PELD/CNPq/UFMT : vegetação
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Vochysia divergens; Demografia; Cambarazal.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004