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C. Ciências Biológicas - 2. Biologia - 1. Biologia da Conservação
DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÕES DOS IMPACTOS CAUSADOS PELA IMPLANTAÇÃO DA HIDROVIA PARAGUAI-PARANÁ ÀS COMUNIDADES RIBEIRINHAS NO MUNICÍPIO DE CÁCERES -MATO GROSSO, BRASIL.
Hugmar Pains da Silva 1   (autor)   hugmarpayns@bol.com.br
Nataly Manrique Rocha 1   (autor)   natymanrique@ibest.com.br
Solange Kimie Ikeda Castrillon 1   (orientador)   
1. Depto.de Ciências Biológicas, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
INTRODUÇÃO:
O Pantanal mato-grossense, está contido na Bacia do Alto Paraguai, constituindo a maior planície inundável contínua da América do Sul, com cerca de 140.000 Km 2 em território brasileiro distribuído entre os Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O projeto da Hidrovia Paraguai-Paraná, envolve interesses dos cinco países da Bacia do Prata: Bolívia, Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, prevendo obras nos rios Paraguai e Paraná. Os estudos de Impacto Ambiental comprovaram que a implantação da hidrovia implicará grandes impactos ao Pantanal mato-grossense, conseqüentemente as comunidades ribeirinhas e populações indígenas, sofrerão com a diminuição da pesca, que é a sua principal fonte de renda, gerando assim impactos sócio-ambientais, culturais e econômicos. O presente estudo visa contribuir para o levantamento dos impactos sócio-ambientais às comunidades ribeirinhas decorrentes do tráfego de chatas ao longo do rio Paraguai no município de Cáceres (MT).
METODOLOGIA:
Foram realizadas entrevistas abertas e semi-abertas com utilização do gravador, com pescadores de barranco na cidade de Cáceres (MT). O ponto de coleta foi da Ponte Marechal Rondon até o Empa (3 km), onde foram entrevistados 20% dos pescadores, escolhidos aleatoriamente, ao longo do trecho demarcado, no rio Paraguai.
RESULTADOS:
Os resultados referentes à concepção de hidrovia indicaram que 80% dos pescadores relacionaram hidrovia a navegação fluvial, que transporta cereais, envolvendo o ambiente e o transporte; 20% não souberam responder. Todos disseram ter visto as chatas navegando no rio Paraguai; 75% consideram que essas navegações causam impactos ao rio e 25% não souberam responder. Dos entrevistados, 25% disseram que a hidrovia trará vantagens e desvantagens para o município; 25% relataram que só trará desvantagens e destruição do ambiente; 25% disseram ter apenas vantagens; os restantes não souberam responder. Todos relataram que existem várias maneiras de se utilizar o rio Paraguai. Em relação à diminuição de peixes, devido à navegação, 62,5% responderam sim; 18,75% disseram não e 18,75% não souberam informar. Sobre o Porto de Morrinhos, 37,5% acreditam que será implantado; 25% responderam que não e 37,5% não tem conhecimento. No que concerne a opinião se o mesmo faz falta para o escoamento da produção, 12,5% acham que sim; 37,5% disseram que não e 50% não souberam informar. Ainda 50% dos pescadores responderam que a hidrovia causa risco ao Pantanal afetando o ecossistema; 37,5% disseram não e 12% não souberam responder.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que a maioria dos pescadores definiu satisfatoriamente o termo “hidrovia”, tem visto as chatas navegando no rio Paraguai e acham que as mesmas causam impactos ao ambiente, sendo assim se faz necessário à implantação de uma Política Pública voltada a sustentabilidade, mantendo a conservação da grande Biodiversidade existente nesse ecossistema e a qualidade de vida da população.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Hidrovia; Impactos; Pescadores.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004