IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
COMPORTAMENTO DOS ADOLESCENTES USUÁRIOS DA INTERNET EM CAMPINA GRANDE-PB
ORLANDO DE OLIVEIRA JÚNIOR 1   (autor)   orlandjunior@yahoo.com.br
SILVIA DE ARAÚJO TAVARES 1   (autor)   
JOSIPLESSIS BARROS PONTES MARQUES 1   (orientador)   romarques@hotmail.com
ROBSON OLIVEIRA MARQUES 1   (co-orientador)   romarques@hotmail.com
1. FACISA - FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
INTRODUÇÃO:
Em meio a este cenário contundente, de mudanças expressivas e globais, a internet tem se propagado e alcançado os mais distintos segmentos de pessoas, inclusive, adolescentes de diferentes culturas e classes sociais. Observa-se que esta influência pode estar causando impactos nas relações interpessoais e familiares destes adolescentes, especificamente, uma vez que a mídia brasileira e internacional tem apresentado algumas mudanças comportamentais e de valores pessoais dos jovens e adolescentes. Neste sentido, esta pesquisa se propôs a analisar algumas variáveis que apontam para estas possíveis mudanças comportamentais dos adolescentes de 14 à 20 anos, estudantes da rede pública e privada, do município de Campina Grande – Pb, usuários da internet.
METODOLOGIA:
No entanto, esta pesquisa desenvolveu-se em duas categorias de escolas, sendo 02 da rede pública e 01 da rede privada. Tendo como cerne o objetivo de averiguar comparativamente a influência causada pela internet no comportamento dos entrevistados das duas categorias de instituições de ensino. A amostra foi composta por (75) estudantes da rede pública e (75) da rede privada. Para a obtenção dos dados e posteriores análises, foram abordadas as seguintes variáveis: grau de escolaridade; faixa-etária; gênero; tempo de exposição à internet e o possível impacto no rendimento escolar e nas relações interpessoais e familiares. Utilizou-se como instrumento para a coleta dos dados questionários estruturados com questões fechadas em escala tipo Likert, aplicados pelos pesquisadores em forma de entrevista dirigida junto aos adolescentes das três instituições de ensino. Os entrevistados foram escolhidos aleatoriamente e por acessibilidade, uma vez que atendessem aos critérios da pesquisa.
RESULTADOS:
Os resultados foram obtidos através da análise do cruzamento dos dados utilizando-se o programa SPSS versão 9.0. Verificou-se no entanto, que os adolescentes da rede pública utilizam mais a internet do que os da rede privada, totalizando (50,7%) de usuários. Observou-se inclusive, que dentre os adolescentes que recebem limites dos pais quanto ao tempo de utilização da internet (54,6%), concordaram em (63,2%) que a internet pode reduzir o seu rendimento escolar. Constatou-se ainda que (63,2%) dos adolescentes utilizam mais a internet para pesquisa do que para o “bate-papo” virtual, sendo que (37,6 %) estudantes da rede pública, afirmaram que fazem mais uso para pesquisas e estudos. Quanto ao aspecto das relações interpessoais, (48,6%) dos entrevistados concordaram que já transformaram amizades virtuais em reais. Embora parodoxalmente, as duas categorias de entrevistados, prefiram mais falar com amigos utilizando a internet que o telefone (52%). Quanto às oportunidades de lazer com amigos ou familiares, apenas (17,8%) dos adolescentes optaram por ficar em casa comunicando-se virtualmente.
CONCLUSÕES:
Através dos dados analisados e descritos, concluiu-se que (61,8%) dos adolescentes ainda preferem as relações interpessoais concretas que as virtuais. Este dado pode significar que neste universo pesquisado o comportamento dos adolescentes ainda não chega a ser tão visivelmente impactado pela internet. Constatou-se também não haver notáveis distinções entre o comportamento do estudante usuário da internet que está alocado em uma instituição pública ou privada, bem como, surpreendeu o índice de usuários ser maior na categoria de adolescentes da rede pública e estes utilizarem mais a internet para estudos do que para “bate-papo” em salas de entretenimento virtual. A consciência quanto à possível implicação do tempo de acesso à internet e a provável queda do rendimento escolar também foi um dado relevante e apresentado pelas duas categorias avaliadas.
Instituição de fomento: FACISA - FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  ADOLESCENTES; INTERNET; COMPORTAMENTO.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004