IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 9. História Social
A EDUCAÇÃO, UMA EXPERIÊNCIA CENTENÁRIA
Maria Elizabete Ribeiro da Silva 1   (autor)   mersilva@ucs.br
Elsa Maria Marasca 1   (orientador)   
Clenia Maria Zanella 1   (co-orientador)   
1. Depto. de Ciências da Educação, Universidade de Caxias do Sul - UCS.
INTRODUÇÃO:
Cabe ao projeto registrar e destacar o dinamismo do processo educacional amplo e abrangente desencadeado pelas Irmãs de São José de Chambéry em Vacaria-RS no inicio do século XX.Este processo, quase-milagre surgiu do quase nada, lenta mais solidamente alicerçado no carisma de comunhão vivido pelas religiosas, totalmente voltadas para Deus e para as pessoas, caracterizando, pela sua pequenez e escondimento a total doação de suas vidas à missão.
A resposta da Congregação francesa ao chamado para marcar presença e atuação na missão além-fronteiras, no Rio Grande do Sul, Brasil, abre horizontes no atendimento às necessidades dos imigrantes italianos, praticamente abandonados a si mesmos, na pobreza e ignorância, num país de imensas extensões, exigindo heroísmo das missionárias. Iniciam, estas, sua ação, partindo desde a base, visando a construção de condições mais humanas, impelidas pelo ideal que trazem em suas vidas.
METODOLOGIA:
O método adotado é o histórico-estrutural-descritivo de BRUYNE, Paul de Et al. para situar na história o dinamismo que anima e impulsiona o processo educacional centenário em Vacaria-RS, no período de 1903 a 2003, orientado pelas Irmãs de São José.
Foram levantados e analisados dados referentes ao assunto através de documentos da Congregação das Irmãs de São José e também foram feitas entrevistas que serviram de instrumento para levantar dados da realidade local nos anos de 1903 a 2003.
RESULTADOS:
A pesquisa foi realizada junto a Congregação das Irmãs de São José e outras instituições que nos dão base para realização do trabalho.
Os resultados das entrevistas foram utilizados para complementação e consistência na análise e interpretação dos dados colhidos através dos diversos documentos, no período de cem anos, relatando assim a história local e mundial já que a Congregação é Internacional, e, da própria instituição favorecendo assim o relatório final e resgatando uma história quase perdida em meio das modernidades.
CONCLUSÕES:
As considerações finais são resultantes da análise estrutural da história francesa, da Igreja Católica e da Congregação Internacional. Para então chegarmos ao processo educacional desenvolvido em Vacaria-RS apresentando assim o “dinamismo que animou e continua animando tal processo educacional”, aprofundado em “A Educação, Uma Experiência Centenária”.
Mesmo não tendo sido vistos todos os dados da pesquisa os resultados já são visíveis. Sendo a Congregação uma instituição de origem francesa a aceitação da população é surpreendente, estas mulheres fazem parte da vida de muitas pessoas seja na educação, ou em outros setores da sociedade. A educação para essas religiosas não se restringe apenas ao aspecto intelectual, mas é abrangente, visa atingir a pessoa como um todo, físico, psíquico e espiritual inserido em um contexto sócio-cultural, político e econômico em relação com os outros, com o mundo e com Deus, responsável pela sua própria felicidade e de seus semelhantes.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Dinamismo; Processo; Educação.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004