IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
O REAL E O IMAGINÁRIO: A SITUAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL SOB A PERSPECTIVA DE ALUNOS DO ENSINO PÚBLICO E PRIVADO - UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE O CURSO DE PSICOLOGIA.
Maria Carolina Moreira de Azevedo 1   (autor)   marol_psibr@yahoo.com.br
Cláudio Edward dos Reis 1   (orientador)   cedreis@assis.unesp.br
1. Depto. de Psicologia Experimental e do Trabalho, FCL/Assis - UNESP
INTRODUÇÃO:
O ensino superior no Brasil passou por um crescimento no número de vagas oferecidas graças ao aumento do número de instituições de ensino espalhadas pelo país. Grande parte dessas vagas são oferecidas por faculdades particulares, interessadas em absorver essa demanda. Sobre essas instituições existem ressalvas quanto a qualidade do ensino ministrado pois, no afã de conquistar mercados, colocam em segundo plano a qualidade das condições de ensino, a sistemática de contratação docente e a infra-estrutura para a pesquisa. Nos últimos anos, com o alto índice de aposentadorias de professores de faculdades públicas, houve uma forte migração desses profissionais para o setor privado, provocando uma mudança positiva nos padrões de qualidade. Nas instituições públicas, a perda de professores aliada à diminuição de investimentos vem contribuindo para que num futuro próximo haja uma inversão dos padrões de qualidade do ensino superior: a idéia de qualidade do ensino público estará ligada mais ao nome da instituição, a sua tradição do que sua situação real. Partindo desse pressuposto, este trabalho estará investigando a qualidade do ensino ministrado por duas instituições de ensino superior: uma pública e outra, privada, tendo como objeto de análise o curso de Psicologia.
METODOLOGIA:
A metodologia adotada constitui-se de um estudo comparativo de dados estatísticos obtidos junto ao INEP/MEC, e dos dados documentais presentes nas duas instituições. Também adotamos a análise do relato dos estudantes obtidos através de entrevistas semi-estruturadas. A análise das entrevistas tem como eixo temático a percepção e a construção de um modelo ideal de ensino superior, por parte dos universitários, oriundo da avaliação que se pode fazer do tripé: ensino, pesquisa e extensão universitária.
RESULTADOS:
Das análises parciais, pode-se concluir que existe atualmente uma maior equivalência da qualidade de ensino ministrados entre instituições públicas e particulares. Embora os dados estatísticos apresentem vantagem do ensino público sobre o particular, o que se percebe é uma recuperação do ensino privado em relação ao público no tocante aos investimentos em infra-estrututra e principalmente os investimentos em pesquisas. Percebeu-se no relato dos alunos uma postura crítica em relação às condições do ensino oferecido. Eles criticam a didática e metodologia de ensino empregadas pelos professores. Já os alunos das instituições privadas manifestam maior interesse em melhorar o nível da instrução que atualmente recebem.
CONCLUSÕES:
Acreditamos que esta postura diferenciada dos alunos deva-se a presença de incentivos no ensino público para a pesquisa e a extensão, bem como ao período de permanência de docente e de aluno na instituição pública, que por força contratual e de interesse acabam ficando por um tempo superior se comparado ao ensino privado, em que as aulas ocorrem em sua maioria por períodos parciais.
Instituição de fomento: CNPq/PIBIC
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Ensino Superior; Qualidade de Ensino; Ensino Público e Privado.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004