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A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
CONSTRUÇÂO DE CONCEITOS: UMA FORMA DIFERENTE DE ABORDAGEM DA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
Maria do Socorro Lopes Pina 1   (autor)   
João Rufino de Freitas Filho 1, 2   (autor)   joaoveronice@yahoo.com.br
Maria Angela Vasconcelos de Almeida 1   (autor)   
Afonso Feitosa Reis Filho 1   (autor)   
1. Centro Ensino Experimental Ginásio Pernambucano-CEEGP
2. Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul-FAMASUL
INTRODUÇÃO:
Pesquisas no mundo revelam que o ensino de Química é descontextualizado, pouco frutífero e dicotomizado da realidade dos professores e alunos. Isto decorre, em parte, pela maneira como os professores trabalham os conceitos químicos, geralmente adotando uma seqüência de conteúdo livresco que acaba tornando a disciplina sem sentido para os alunos. A investigação apresentada neste trabalho tem como base um ensino contextualizado na intenção de vir a facilitar a construção de conceitos, pois já se reconhece que o aluno aprende mais facilmente quando consegue estabelecer a relação entre aquilo que estuda nas salas de aula e a sua própria vida. Nesta perspectiva, trabalhamos com a hipótese de que para o aluno aprender Química é necessário que tenha a oportunidade de vivenciar alguma situação de ensino, em um ambiente apropriado, que lhe possibilite estabelecer relação entre seus conhecimentos prévios e os conceitos químicos. Este trabalho apresenta resultados obtidos durante o desenvolvimento de uma seqüência didática, aplicada a 08 turmas das 1as séries do Ensino Médio. As atividades pedagógicas iniciaram com a aplicação de um questionário, abordando representações sobre a química, seguida de atividades pedagógicas que tiveram como objetivo a construção de alguns conceitos elementares, a partir de uma ambiente de sala de aula preparado para facilitar nos alunos uma reflexão sobre seus conhecimentos do dia-a-dia e a relação destes com os conceitos científicos.
METODOLOGIA:
O trabalho foi desenvolvido no Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano em Recife, Pernambuco, com um universo de 320 alunos da 1a série do Ensino Médio, mediante dois momentos: No primeiro momento foi realizada uma sondagem utilizando as seguintes questões: 1)Para você, o que significa Química? 2) Você sabe o porquê de estudar Química? 3) Você recorda dos conteúdos de Química estudados no ensino fundamental? 4) Você faz alguma relação desses conteúdos com a sua vida? A análise das respostas às questões envolveu: leituras repetidas das respostas seguida da construção de categorias de análise. No segundo momento, foram distribuídos numa sala de aula diversos materiais representativos de: um supermercado, uma farmácia, uma livraria, uma indústria, um laboratório de análises e uma feira livre. Os alunos foram organizados em grupos de 5 a 6 alunos e foi solicitado aos grupos que estabelecessem relações entre os diversos materiais presentes na sala ambiente e os conceitos de propriedades dos materiais, das substâncias e das misturas.
RESULTADOS:
Pela análise dos conteúdos das questões, foi observado que 80 % dos alunos não conseguiram responder satisfatoriamente a 1a e a 2a questões. Quanto a recordar os conteúdos de Química estudados no Ensino Fundamental, 80 % dos alunos citaram à tabela periódica, 15% movimento retilíneo uniforme e 5 % força. Esses resultados não surpreendem, visto que na literatura já são conhecidas as dificuldades dos alunos construírem os conceitos da química quando expostos a um ensino descontextualizado. No segundo momento, com as atividades realizadas, os grupos, no decorrer das aulas, conseguiram compreender as diferentes propriedades dos materiais, suas diversas transformações e constituição. Além disso, construíram cartazes apresentando as conclusões e definições negociadas nos diversos grupos que se aproximavam das definições conceituais presentes nos livros didáticos, confirmando nossa hipótese inicial da necessidade de se ensinar química partindo de contextos conhecidos dos alunos de forma a garantir uma melhor aprendizagem.
CONCLUSÕES:
A análise aqui apresentada evidencia a necessidade de se buscar um redirecionamento para as aulas de Química. Os resultados sugerem que trabalhar situações didáticas a partir de contextos conhecidos dos alunos é um caminho promissor que deve ser mais investigado. Contudo, para isso, é preciso que o professor se liberte da visão excessivamente disciplinar e adquira uma competência em desenvolver o ensino de Química de forma mais criativa capaz de aplica-lo em situações abertas e complexas.
Palavras-chave:  Construção de conceitos; Atividades pedagógicas; Contexto.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004