IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
ENSINANDO QUÍMICA ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS COM SUBSTÃNCIAS DO COTIDIANO DO ALUNO
José Gildo Rufino de Freitas 1   (autor)   
Marcio Antônio de Lima 1   (autor)   
José Alexandre da Silva 1   (autor)   
João Rufino de Freitas Filho 1   (orientador)   joaoveronice@yahoo.com.br
1. Departamento de Química, Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul-FAMASUL
INTRODUÇÃO:
No contexto da sala de aula, vivemos até hoje um currículo de Química construído sob a influência de seqüências de conteúdos determinado por autores de materiais didáticos. Atualmente, alguns autores passaram a ilustrar seus livros com exemplo do cotidiano do aluno na tentativa de mostrar uma nova proposta para o ensino de Química. Sendo a Química uma ciência que estuda as substâncias e suas transformações, e, considerando que tudo que nos cerca é constituído por substâncias, certamente não faltaram exemplos para serem usados como elementos geradores de uma boa aula de Química. Ao utilizar substâncias do cotidiano do aluno através de experimentos com os alunos da 1a Série do Ensino Médio de Escolas Públicas do Município dos Palmares e Sirinhaém/PE, pretendemos que os mesmos (alunos) tenham um ensino de qualidade e desenvolvam competências; e ao mesmo tempo aplicar o conhecimento adquirido em contexto de seus interesse. O que nos levou a realizar esta investigação e sua aplicação nas escolas foi a necessidade de proporcionar aos alunos experimentos simples, com substâncias do seu cotidiano, para a partir destes, eles pudessem construir conceitos científicos significativos.
METODOLOGIA:
O trabalho foi desenvolvido, no componente curricular de Química Orgânica (40 Período) no Curso de Licenciatura em Biologia da Faculdade de Formação de Professores das Mata Sul - FAMASUL, no segundo semestre de 2003, envolvendo quatro (4) turmas de alunos da 1a Série do Ensino Médio de uma Escola Pública do Município dos Palmares e a outra do município de Sirinhaém, ambas localizadas na região da Mata Sul de Pernambuco. Foram realizados encontros semanais, num total de 20h para preparação dos experimentos. Foram aplicados questionário com alunos, cujos dados foram tabulados e transformados estatisticamente em gráfico. Posteriormente os experimentos foram trabalhados nas escolas.
RESULTADOS:
Como os dados foram tratados por categorias, de acordo com as respostas obtidas do questionário aplicado como sondagem, no início do semestre. Com relação a pergunta 1: Você prefere aulas de química teórico – expositiva? 20% responderam que sim e 80% responderam não em virtude do modelo de aula vivenciada hoje nas escolas. A pergunta 2: Você gostaria que no planejamento do seu professor houvesse aulas experimentais? 85% dos alunos responderam que sim por estas serem importantes para construção de conceitos. Com respeito a utilização de substâncias do cotidiano do aluno em aulas experimentais, 26¨% dos alunos apontaram que os professores exemplificadas materiais do cotidiano em suas aulas convencionais, mas nunca em aulas práticas. Na tentativa de minimizar essas dificuldades, foram montados procedimentos experimentais com substâncias do cotidiano do aluno e em seguida os mesmos foram trabalhados com os alunos nas referidas escolas. Após o término de cada atividade, os alunos elaboram relatórios, e estes são utilizados para avaliação do aprendizado. As substâncias utilizadas foram: vinagre, cal, soda cáustica, solução de bateria, leite magnésia, bombril,, sabão, água oxigenada, ácido muriático, gesso, sal amargo etc. Os conceitos envolvidos nestes experimentos foram de :propriedades das substâncias, misturas e transformação das substâncias.
CONCLUSÕES:
Após a conclusão do trabalho os alunos tiveram oportunidade de construir conceitos. O aumento de interesse do aluno foi significativo e o seu envolvimento com as atividades teórico- expositiva e experimental cresceu no decorrer dos estudos, haja vista análise dos relatórios apresentados. Com base nas avaliações realizadas continuamente durante o semestre, foi possível verificar que os alunos desenvolveram competências no domínio dos conteúdos curriculares.
Instituição de fomento: AEMASUL
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Substâncias do Cotidiano; Construção de conceitos; experimentos.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004