IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil
Leões dos Sem Terra ( Um estudo sobre o vinculo entre a cultura popular e os movimentos sociais
1997-2002)
Michel Zaidan Filho 1   (autor)   mzaidan@bol.com.br
Fernando Gonçalves dos Santos Junior 1   (colaborador)   fernando23jr@ig.com.br
1. Departamento de Historia, Universidade Federal de Pernambuco
INTRODUÇÃO:
Ao vincular a cultura popular com as lutas sociais, o movimento do MST traz à tona as historiais de sofrimento e resistência simbolizada através da expressão artística dos grupos marginalizados no campo. O grupo folclórico MARACATU LEÕES DOS SEM TERRA, ligado ao MST é um desses modelos político-cultural que foi estudado. Localizado na Zona- da- Mata Norte de Pernambuco, local que antes concentrava uma grande quantidade de escravos, usados como mão-de-obra pela industria açucareira.
O grupo dos TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA usou o maracatu como uma referencia artística para as suas manifestações político-sociais. Arte de origem africana e de cunho religioso, ela não só expressa um passado de luta de classe entre os senhores de engenhos e escravos do eito, mas também conta uma parte dos antepassados daquela região
A importância desse projeto esta na ampliação do conceito de política, através das manifestações culturais das classes subalternas. E particularmente, o estudo da cultura popular como forma de resistência política do campo contra a dominação do latifúndio.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada no projeto baseou-se na antropologia política de Antonio Gramsci, principalmente nos conceitos de folclore, senso-comum, cultura popular e cultura nacional popular. A idéia-chave desse autor é que a cultura pode ser pensada como política pelos grupos subalternos.
RESULTADOS:
Demontrou a importancia da cultura popular, como forma de conscietização e resgate historica. E o trabalho do MST para concretização do mesmo.
CONCLUSÕES:
A atuação dos movimentos sociais, é de suma importâcia neste fenômeno.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  LDMST; MZF; FGSJ.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004