O ATLAS GEO-SOCIOLINGÜÍSTICO DO PARÁ:   CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO BÁSICO

 

Abdelhak Razky (UFPa)

 

 

Procuraremos mostrar nessa comunicação o estado da arte da pesquisa geo-sociolingüística no Estado do Pará. Na pesquisa rural, 19 das 51 localidades já foram investigadas com a aplicação de um questionário lexico-semântico de 257 perguntas. Na pesquisa urbana, um questionário fonético fonológico de 157 perguntas foi aplicado em 10 cidades, os resultados serviram para a elaboração do AliSPa (Atlas lingüístico sonoro do Pará). Nas mesmas cidades foram coletados [RJ1] cconarrativas livres obedecendo à uma estratificação social (idade, sexo, escolaridade e renda).

Os resultados do conjunto dessas pesquisas contribuirá para a expansão do observatório ecolingüístico no Estado do Pará (nivel fonético e lexical) e para  a disseminação das propostas geo-sociolingüísticas no âmbito de ensino-aprendizagem da variação lingüística no Brasil.

 

Palavra-chaves: Dialetologia urbana, variação fonética, variação lexical

 


 [RJ1] Acho estranho dizer que as cidades foram objeto. Se diz assim na area de voces? Eu diria: Nas mesmas cidades foram coletadas narrativas livres obedecendo a (sem acento) uma...