CONSTRUINDO PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS E CONFERÊNCIAS NA WEB

PARTE 2 – SISTEMA ON-LINE DE APOIO A CONGRESSOS

 

Ana Cristina Santos Moreira

Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília

 

 

 

 O “Sistema On-line de Apoio a Congressos” – SOAC – é uma tradução do aplicativo livre “Open Conference System” – OCS –, desenvolvido pela Universidade de British Columbia, em Vancouver, no Canadá, no âmbito de seu Projeto de Conhecimento Público (Public Knowledge Project – PKP). O PKP tem o objetivo de promover iniciativas que explorem as possibilidades das tecnologias de comunicação e informação para a disseminação de resultados de pesquisas científicas. Nesse contexto, o OCS proporciona o compartilhamento do conhecimento científico apresentado em conferências, por obedecer aos padrões de metadados da Iniciativa dos Arquivos Abertos  (OAI). Todos os trabalhos são incluídos no sistema atendendo aos padrões OAI, o que consiste numa característica importante do SOAC, pois torna possível a indexação e a pesquisa dos trabalhos da conferência, que passam a fazer parte de um amplo conjunto de bancos de dados abertos para consulta e uso públicos. Dessa forma, a publicação eletrônica dos anais da conferência é parte do seu processo, e o autor indexa seu próprio trabalho, de modo a facilitar sua localização por potenciais leitores. Apresenta busca simples e avançada aos trabalhos de sua base de dados. Tal base pode ainda ser exportada em XML, para ser apropriada em ambientes compatíveis com XML.

            Utiliza, ainda, a filosofia do software livre, a qual se firma definitivamente como tendência mundial. O aplicativo pode, portanto, ser alterado de acordo com as características e necessidades específicas de cada conferência.

            O SOAC, versão em português do OCS, desenvolvida com o apoio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT – e do Centro de Informações Nucleares da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CIN/CNEN –, constitui uma ferramenta para a Web que auxilia nos processos de planejamento, organização e gestão de conferências, e abarca as funções  mais importantes relacionadas à administração desse tipo de evento, dentre elas:

 

  1. Criação da página da conferência, com informações gerais e links importantes
  2. Oferecimento do programa, que pode ser atualizado a qualquer momento
  3. Edição e disseminação de chamadas de trabalhos
  4. Gerenciamento do processo de submissão de trabalhos
  5. Organização de fórum sobre a conferência
  6. Gestão de listas de autores, resumos e trabalhos
  7. Funções do processo de registro de participantes
  8. Inclusão de instituições parceiras e patrocinadores
  9. Definição e oferecimento de links de interesse ou relacionados ao tema

 

            O SOAC oferece diferentes níveis de acesso para os diversos usuários da conferência: autor, revisor e administrador. Cada um deles tem permissão para trabalhar com aspectos relacionados à sua função no contexto da conferência, de acordo com senhas definidas no sistema, que garantem segurança e confiabilidade. O autor pode submeter seu resumo ou trabalho e acompanhar o processo de revisão, se assim for definido pelo administrador. Pode, também, editar seus trabalhos pelo site da conferência, atendendo às solicitações dos revisores e efetuando as atualizações que achar pertinentes. O revisor tem acesso aos resumos que lhe forem atribuídos pelo administrador, e tem a opção de permitir que o autor leia suas observações e recomendações concernentes ao trabalho submetido, e que justificam sua rejeição ou sua aceitação. O sistema mantém o revisor informado a respeito do número de artigos aguardando revisão. Ao administrador cabem as funções de definir todas as páginas da conferência, atualizando seus dados e adaptando o ambiente às necessidades específicas da conferência com que está trabalhando. O administrador é responsável pela definição de aparência, imagens, revisores, organizadores, informações sobre suporte técnico, links relacionados, mensagens de notificação, aceitação e rejeição, realização de backups, dentre outros elementos. É ele que adapta a página da conferência para apresentar uma variedade de logomarcas: das instituições parceiras, dos patrocinadores, de instituições de fomento, bem como da instituição que hospeda e organiza a conferência. Os participantes podem trocar mensagens no fórum da conferência, antes e após a sua realização. O aplicativo é de fácil instalação, tem licença GNU e requer, basicamente, ambiente UNIX-like (Linux, FreeBSD, Solaris, Mac OS X, dentre outros), PHP, MySQL ou PostgreSQL. O SOAC pode representar um auxílio inestimável na organização de uma conferência, agilizando e otimizando seus processos e colaborando para a preservação digital de seus trabalhos e para a sua disseminação.