OS DESAFIOS DE LEVAR TEMAS DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA AO GRANDE PÚBLICO

 

Antonio Augusto P. Videira

Departamento de Filosofia

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

e-mail: guto@cbpf.br

 

 

A história da ciência e a divulgação da ciência são duas áreas do conhecimento em franco crescimento no Brasil e muito longe de atingirem os seus limites. Além do crescimento, uma outra característica das duas áreas que chama a atenção é a seguinte: as comunidades em história da ciência e divulgação da ciência podem se consideradas como já tendo atingido níveis de profissionalismo elevados, o que pode ser comprovado, por exemplo, pelas publicações existentes em nosso país. Contudo, e apesar das boas perspectivas existentes em nossos dias para essas duas áreas, elas ainda não mantêm uma colaboração sólida e contínua, isto é, a colaboração entre elas ainda não rende os frutos que poderia oferecer, caso certos obstáculos fossem ultrapassados. Nesta palestra, pretendo fazer uma avaliação das dificuldades que impedem que a história da ciência desfrute de uma maior presença nos meios, ou espaços, que se dedicam à divulgação científica. Em particular, penso ser relevante esclarecer de que modo é mais fecundo compreender a noção de grande público, na medida em que sou favorável à tese de que a história da ciência também deve atingir o público escolar.

Outro tema a ser abordado diz respeito aos objetivos da divulgação de conteúdos de história da ciência. A relevância desse tema explica-se pela sua influência sobre a escolha dos tópicos que serão veiculados. Em outras palavras, os tópicos poderão ser escolhidos a partir do público alvo. No caso do público escolar, isso pode se mostrar um elemento facilitador para que a história da ciência alcance os estudantes do ensino fundamental, tendo em vista a ênfase dada à transversalidade entre os conteúdos que são apresentados para estes últimos.

Além da relação existente entre conteúdos de história da ciência e público alvo, um outro tópico desta palestra serão os meios disponíveis à história da ciência para levar ao grande público os seus assuntos. Em minha opinião, a história da ciência dispõe de um considerável número de possibilidades, o que facilita, em tese, o trabalho de divulgação.

A minha análise será feita a partir da minha própria experiência profissional, ou seja, as considerações que apresentarei serão formuladas tendo como base a minha atuação nos domínios da filosofia da ciência e da história da ciência, mas com uma preocupação e com uma atuação na divulgação da história da ciência para o grande público. A adoção desse ponto de vista, contribui para a introdução de um outro tema, aparentemente distante do título desta palestra, a saber: de que modo a divulgação científica pode auxiliar na preservação da memória científica e tecnológica do nosso país?