RELATO DE EXPERIÊNCIA – INSTITUTO SOCIAL MARIA TELLES –ISMART

 

INÊS BOAVENTURA FRANÇA

Instituto Social Maria Telles, São Paulo - SP

 

 

Criado em 1999, o Instituto Social Maria Telles – ISMART – é uma instituição sem fins lucrativos e tem como missão concretizar o potencial pleno dos talentos de baixa renda, oferecendo oportunidades que possam transformá-los em profissionais de sucesso por meio de programas calcados na valorização da excelência, da ética e na criatividade produtiva.

 

A experiência de seus instituidores em outros projetos sociais mostrou o quanto a educação de qualidade pode fazer para transformar a vida de pessoas que, de outra forma, estariam privadas de boas oportunidades. Eles perceberam que a maioria dos estudantes de famílias de baixa renda sequer consideravam a possibilidade de cursar uma universidade de excelência e, assim, criaram o ISMART para atender a esses jovens antes da barreira do vestibular.

 

Para o ISMART,

 

O ISMART tem consciência do que uma educação de qualidade pode fazer para transformar a vida de pessoas. Por isso, em seus programas, garante o ensino formal, oferece apoio material, psicopedagógico e atividades extracurriculares que colaboram para o desenvolvimento acadêmico dos jovens atendidos, preparando-os para que possam participar dos exames vestibulares em pé de igualdade com os seus pares cronológicos.

O Instituto desenvolve projetos próprios e em parceria com instituições de objetivos semelhantes e voltadas para o mesmo público alvo: alunos de baixa renda com alto potencial intelectual e acadêmico.

 

A seleção dos alunos se dá em quatro etapas:

       Avaliações de potencial cognitivo (raciocínio lógico e habilidade verbal)

       Entrevista individual com aluno

       Dinâmica de grupo

       Entrevista com a família, incluindo visita domiciliar

 

Hoje, o ISMART desenvolve três projetos : Espaço Talento, Alicerce e Bolsa Talento.

 

Espaço Talento

 

O projeto atende 122 alunos da 2ª série do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, em espaço próprio na cidade do Rio de Janeiro, no contraturno da escolar regular.

 

 Atividades oferecidas: reforço escolar, bolsa de estudo para curso de língua inglesa, tutoria e orientação profissional permanentes, trabalho com as famílias para estimular a co-responsabilidade na educação dos jovens, atividades culturais.

 

 

Projeto Alicerce

 

O projeto funciona em parceria com uma escola de Ensino Médio de excelência. A seleção dos alunos se dá nas escolas públicas, para os alunos que estão concluindo a 6ª série do Ensino Fundamental.

 

Estrutura do Projeto

 

 

No ano de 2005, 128 alunos compõem as turmas do Projeto Alicerce. Eles estão assim distribuídos:

 

Alicerce Santo Américo - parceria com o Colégio Santo Américo na cidade de São Paulo – 40 alunos

 

Alicerce Vera Cruz – parceria com os Colégios Vera Cruz e Santa Cruz na cidade de São Paulo – 20 alunos

 

Alicerce São Bento – parceria com o Colégio de São Bento na cidade do Rio de Janeiro – 20 alunos

 

Alicerce Santo Inácio – parceria com o Colégio Santo Inácio na cidade do Rio de Janeiro – 20 alunos

 

Alicerce Fortaleza – parceria com a SEDUC/CE e os Colégios Espaço Aberto,  Sete de Setembro e Farias Brito – 28 alunos

 

 

Para os alunos dos Projetos Espaço Talento e Alicerce, o ISMART espera os seguintes resultados:

 

Projeto Bolsa Talento

 

Participam desse projeto alunos que estejam cursando a partir da 7ª série, que  foram indicados por professores que reconhecem e atestam o seu alto potencial intelectual e acadêmico.

O aluno aprovado no processo de seleção receberá o benefício, de acordo com as necessidades individuais.

São esperados desses alunos os resultados citados anteriormente, além de ingresso em atividades desafiadoras em todos os níveis de ensino (monitorias, participação em olimpíadas acadêmicas e projetos de inciação científica).

 

Atualmente, são 11 os bolsistas:

 

 

O Instituto Social Maria Telles espera ser uma marca de referência em resultados, liderando uma rede de investidores capaz de estimular a cultura de sucesso na comunidade de baixa renda; influenciando o meio educacional brasileiro.

 

O crescimento do ISMART está planejado e a meta é chegar ao ano de 2010 com mil alunos em atendimento.

 

 

www.ismart.org.br