INCLUSÃO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: PROGRAMA DE PERMANÊNCIA DOS ALUNOS QUE INGRESSARAM NO SISTEMA DE RESERVA DE VAGAS

 

Profª Drª Marcia Souto Maior

Profª Drª Raquel Villardi

 

Com o objetivo de criar outros espaços de construção/ ampliação de conhecimentos visando o enriquecimento da estrutura cognitiva e em conjugação com atividades culturais, desenhamos um projeto para possibilitar a introdução do aluno recém ingresso na Universidade à vida acadêmica, tendo em vista a demanda por expansão cognitiva.

A estrutura desse projeto de permanência foi concebida sob um tripé de atividade - cognitivas, culturais e tutorias - o que prevêem também três eixos de ação para os alunos da Graduação, mas prioritariamente destinado aos alunos que ingressaram na UERJ através do Sistema de Cotas e obrigatoriamente para os bolsistas do Programa Jovens Talentos II, da FAPERJ.

Estamos construindo uma nova dinâmica e uma prática universitária inédita que forneçam aos alunos a estrutura necessária para prosseguir em sua formação acadêmica. Nossa meta é ambiciosa - criar práticas universitárias afirmativas, impedindo que por força das determinações econômico-sociais esses alunos seja obrigados a desistir de suas formações a nível superior e abandonem a UERJ.

Os três eixos de ação para os alunos da Graduação são os caminhos acadêmico-culturais que eles deverão percorrer durante o período de dois semestres na Universidade. Um eixo organizado em torno das já denominadas disciplinas instrumentais: Língua Portuguesa Instrumental - dois módulos; Matemática Instrumental - três módulos; Iniciação à Informática - um módulo; Inglês Instrumental - dois módulos. Cada módulo com duração de 30h.

O segundo eixo é composto pelas diversas oficinas oferecidas pelas unidades acadêmicas, de acordo com seu campo de saber e contarão com dez horas de duração mínima, considerando o tempo de encontros presencias quanto a uma estimativa de tempo para as atividades a serem realizadas, individualmente ou em grupo, pelos estudantes, sem a presença do professor.

As unidades acadêmicas respondem pela criação e oferta dessas oficinas, assim como indicam os professores responsáveis por usa realização. A carga horária disponibilizada por esses professores está computada no PLANIND - 1h semanal de Apoio Acadêmico.  

O terceiro eixo é formado por atividades culturais. Planejamos uma diversidade de programas culturais, desde a criação de uma cinemateca permanente em um dos auditórios da UERJ, com mesas de debatedores, até a ida a museus e bibliotecas, exposições de arte e pequenas excursões. A UERJ via ao Teatro e o Teatro ai a UERJ será mais um evento adicionado a esse eixo com a colaboração da SR-3.

Em todas essas atividades que atravessam os três eixos, os alunos têm recebido orientação acadêmica de um professor responsável ou de um tutor, diretamente relacionados o processo de construção de significados. A avaliação dos alunos, por exemplo, segue os padrões da Universidade como um todo. Se todas as modalidades de  bolsas concedidas na UERJ estão atreladas a um processo de avaliação, não haveria porque criar uma diferença para os alunos-cotistas e nós não o fizemos. Assim, seus desempenhos acadêmicos são avaliados bimensalmente através de sua participação e freqüência nos três eixos de atividades, cabendo aos professores ou aos tutores esse acompanhamento avaliativo.

Nossa meta é ampliar tanto a duração como a quantidade de bolsas. Para isso, tivemos de lançar não de outras fontes de recursos, além do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e de um processo de avaliação justo e eficaz que nos permita acompanhar tanto o desempenho dos alunos como o do projeto. Parafraseando Guimarães Rosa, o real não está na saída nem na chegada, mas ele se apresenta a nós durante a caminhada, e é essa caminhada que precisa ser construída passo a passo.

Convém esclarecer que o grupo de bolsistas deverá obrigatoriamente cumprir cento e cinqüenta horas semestrais de atividades, sendo que desse total quinze necessariamente destinadas ao acompanhamento acadêmico. A avaliação de participação será feita a partir de parâmetros previamente definidos pela Unidade acadêmica responsável pelo oferecimento da atividade e deverá ser divulgada aos alunos. A renovação da bolsa do programa estará condicionada, ao final do primeiro semestre, à avaliação positiva do bolsista em atividades que perfaçam um mínimo de noventa horas, além das quinze horas de orientação acadêmica.

Semestralmente, o bolsista deverá escolher atividades em pelo menos dois dos eixos que compõem o Programa, sendo obrigatória a realização de pelo menos uma atividade em cada eixo ao longo dos dois semestres. As atividades previstas no Programa deverão ser realizadas de modo a atingir todos os campi da UERJ. 

Cabe ressaltar que as unidades acadêmicas podem escolher aderir ou não ao Programa, assim sendo se preferirem desenvolver seus próprios programas deverão enviar ao DEP/SR-1 relatórios com o resultado das avaliações de participação de cada aluno-bolsista, com a finalidade de renovação da bolsa e avaliação do Programa implementado.

Vale à pena acentuar que a UERJ atende um imenso contigente de alunos trabalhadores que lutam para se manter em seus Cursos e enfrentam um diversidade de obstáculos, sendo que a maioria desses obstáculos são determinados pela inserção sócio-econômica dos alunos. Tal realidade já estava posta muito antes da discussão sobre as políticas de ação afirmativa centradas no sistema de cotas. Um dos méritos da política de cotas foi dar visibilidade tanto à questão racial como às desigualdades sociais de nosso país que promovem trajetórias escolares diferentes, determinando os Cursos de Graduação que podem ou não ser cursados por determinados alunos.

O pioneirismo (não planejado) que a UERJ está enfrentando na implantação de cotas para estudantes negros e de baixa renda exibe todo um iceberg do qual só deslumbrávamos a ponta. Face a face com o desafio de criar políticas de permanência para os alunos que ingressaram pelo sistema de cotas e para os muitos outros que já estavam na UERJ nasceu o Programa ProIniciar. Como o recém nascido precisava de muitos cuidados, foi urgente encontrar inúmeros colaboradores e parceiros para que essa criança crescesse robusta, saudável e bem educada, coo afinal tem acontecido.