ASPECTOS CONCEITUAIS, TERMINOLÓGICOS E POLÍTICOS DAS DENOMINAÇÕES: DISCURSO CIENTÍFICO E DISCURSO POLÍTICO

 

Maria Aparecida BARBOSA (USP)

 

“Viemos ao mundo para dar nome às coisas: dessa forma nos tornamos senhores delas ou servos de quem as batizar antes de nós”

(Lya Luft: Veja, 2004, p. 20).

 

Este trabalho propõe-se a examinar facetas relevantes dos níveis conceptual, lexemático e terminológico do percurso gerativo da enunciação de codificação (Pais, 1995: 162-181), no processo de produção e atualização das denominações.

O estudo das estruturas e funções das unidades–padrão do plano cognitivo e do plano semiótico tem grande relevância, no âmbito das pesquisas lexicológicas, semânticas e terminológicas. São analisadas, aqui, de um lado, a complexidade estrutural e funcional dos constructos do primeiro nível – arquiconceito, metaconceito, metametaconceito -, com vistas à proposição de uma tipologia de campos conceituais; de outro, são examinados processos semânticos, pragmáticos e lexemáticos que conduzem ao engendramento de novas grandezas sígnicas e à conversão dos conceitos em unidades lexicais: a semiotização, a vocabularização, a lexemização, a terminologização, a metavocabularização, a metaterminologização. Estudam-se os problemas da criação das estruturas e das funções dos signos lexicais, a sua formação e a sua seleção, para observar alguns reflexos de certos traços importantes dos grupos sociais, de sua atividade, de seus objetivos, métodos e valores. A função social é considerada, pois, elemento indispensável e constitutivo dos signos. Os fatores determinantes da construção e reconstrução dos signos lexicais -  vocábulos ou termos – constituem, assim, algumas das preocupações centrais desta pesquisa.

Um dos tipos de processos que se desenvolvem no percurso gerativo da enunciação de codificação é o percurso da denominação. Este pode ser assim descrito: referente (real ou imaginário, conceptualização (representação), escolha de um signo (adequação relativa).

Segundo Pottier (1992, 48-49), a primeira operação repousa em uma aptidão do sujeito falante-ouvinte, a de representar para si mesmo o ‘referente’ (percepção-concepção). A segunda operação consiste em procurar o nível de adequação desejado.

Nesse percurso, há diferentes tipos de escolha. Assim, para todos os ‘referentes’ usuais de uma cultura, a língua dispõe de um nome que surge imediatamente à mente dos membros de uma comunidade. Essa denominação imediata chama-se ortônimo. Trata-se de uma palavra ou de uma seqüência memorizada, para designar o ‘referente’, sem nenhuma busca conotativa, uma denominação imediata. Todas as outras denominações, mediatas, tornam-se, pois, operações suplementares. Nem sempre é fácil descobrir o ortônimo. A ortonímia é relativa e depende da competência lexical de cada indivíduo. Além do processo do ortônimo, tem-se os processos metonímicos, os processos peronímicos, perifrásticos e mixonímicos.

Entretanto, como essas questões não têm um valor absoluto, ao contrário, devem ser relativizadas, uma vez que assumem características específicas nos diferentes universos de discurso em que se inserem, serão analisadas em diferentes universos de discurso. Os processos de lexemização fazem parte de um projeto mais amplo da Autora, que é o de chegar a classes de enunciação e de motivações, no que concerne ao processo de engendramento de novas grandezas sígnicas, como ‘marcas’ importantes de caracterização de universos de discurso. Sob esse recorte observacional, estão sendo analisados e descritos os processos enunciativos de discursos políticos, científicos, pedagógicos e publicitários, humorísticos, com vistas à proposição de uma tipologia de determinantes de denominações no eixo do contínuum do mais ou menos arbitrário.

Neste trabalho, são apresentados resultados de análises dos universos de discurso científico e político. Dicionários terminológicos do TERMCAT, da Fundação Barcelona, das áreas de Sociologia, Antropologia, Lingüística, Teoria do Conhecimento e Biologia Celular constituem o corpus de análise do primeiro universo. Microssistemas conceptuais/lexicais de discursos políticos permitem delimitar um corpus de análise do segundo.

Raramente foi encontrado, nesses dois universos de discurso, o processo primário – a ortonímia. Naqueles, prevalecem os processos secundários da metonímia, peronímia e mixonímia.

Três questões sustentam a estrutura básica desta pesquisa. A primeira refere-se aos tipos de processos enunciativos, incluindo-se aqui a tipologia de motivações, ou, de outro ângulo, os graus de arbitrariedade, quando da geração de uma unidade terminológica nas diferentes línguas especializadas. A segunda, aos tipos de estruturas morfo-semântico-sintáticas preferenciais adotadas em diferentes áreas e subáreas, na constituição de sua terminologia. A terceira concerne aos tipos de relações de significação existentes entre expressão e conteúdo das grandezas sígnicas dessas áreas. Acredita-se que os resultados dos estudos centrados na primeira questão conduzirão a uma tipologia de processos enunciativos e a uma tipologia de determinantes de denominações.

Consideram-se traços caracterizadores desses universo de discurso, em relação ao engendramento de novas unidades sígnicas, não só o número e o tipo de actantes envolvidos no processo de lexemização, vocabularização ou terminologização, como também os tipos de motivação subjacentes aos percursos desenvolvidos por seus atores. Os papéis actanciais e actoriais, o fazer persuasivo, as modallidades discursivas são, pois, de grande importância na pesquisa.

No conjunto de aspectos envolvidos nesses processos – quem gera a grandeza sígnica, para quem gera, por que gera e como gera – focalizam-se neste trabalho os três primeiros. Em outras palavras, a ênfase é dada aos aspectos pragmáticos e semânticos, como também ao contexto extra-lingüístico.

A tipologia de neologismos – fonológico, semântico, sintagmático, alogenético - que revela o como se geram as grandezas sígnicas, e o contexto intra-lingüístico não podem ser desconsideradas, sem dúvida, porque participam do processo, como seu produto final. Para o observador mais atento, estudar os problemas da origem, da estrutura e função dos sígnos, considerados não apenas como resultados mas como elementos participantes de um complexo processo, que vai desde a sua formação até a sua seleção, é sentir reflexos de traços importantes dos grupos sociais e dos motivos que os levam a construir e reconstruir permanentemente esse universo.

Aspecto relevante, para a pesquisa nas áreas de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, o exame da sistematização dos processos enunciativos que acionam alimentação/realimentação do sistema vocabular e do sistema terminológico enriquece o quadro das investigações que dizem respeito à dialética conservação/mundança que sustenta os sistemas lingüísticos, sociais e culturais.

 

Referências bibliográficas:

 

PAIS, Cidmar Teodoro. O percurso gerativo da enunciação: produtividade léxica e discursiva. Confluência, Revista do Departamento de Lingüística da Unesp- Assis. Assis, UNESP-Assis, v. 3, p. 162-181, 1995.

POTTIER, Bernard. Théorie et analyse en linguistique. Paris, Hachette, 1992.