O CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UMA REALIDADE INTERATIVA

 

Meirecele Calíope Leitinho

 

Este estudo é parte de uma investigação sobre o currículo do Curso de Formação de Professores para as séries finais do ensino fundamental (5ª a 8ª série), na área de Ciências, desenvolvido pela Universidade Estadual do Ceará, no interior do estado, na cidade de Santana do Cariri, chapada do Araripe.

 

É um estudo sobre o currículo como uma realidade interativa, analisado a partir do Projeto Pedagógico do Curso e do documento Sistema de Ação Supervisionada (nível prescritivo) pelo depoimento de professores-alunos (nível experiencial) e  dos professores orientadores, formadores e ou tutores (nível perceptivo).

 

O currículo foi visto  na acepção de realidade interativa, que na opinião de Rasco (1994) é “um currículo em ato, currículo formação”, constituindo-se em um processo de ação comunicativa, onde ocorrem relações sociais que interferem de forma positiva ou negativa no processo de construção curricular; nessa acepção, há o reconhecimento da comunicação e dos processos sociais como elementos vitais do currículo, considerando os sujeitos e sua ação educativa como fundamentais à consecução dos objetivos desejados. Nessa acepção a construção do conhecimento ocorre no ato de ensinar e aprender, mediatizada pelo diálogo e pelas experiências dos sujeitos envolvidos; o currículo se apresenta então, como ação prática, em estreita relação com a representação da ação.

 

Nesse estudo a avaliação curricular fundamentou-se numa investigação qualitativa,tomando como paradigma a abordagem normativo-naturalista que segundo Nóvoa se caracteriza  “como holistica, ideografica,reconhecendo a existência de múltiplas variáveis,integrando partes,idéias crenças e normas sociais,   considerando-se além da acepção do currículo como realidade interativa, já referenciada, a do  currículo como conteúdo e a do currículo como programação educacional; como conteúdo o currículo é uma representação da cultura, implicando sempre  uma seleção sistematizada, organizada disciplinariamente ou não, que direciona seus objetivos para processos cognitivos. Como programação educacional, o currículo se configura em um documento prescritivo que contém intenções, objetivos e competências a serem adquiridas, conteúdos culturais, experiências de aprendizagem, materiais didáticos de apoio ao ensino e processos de avaliação, formalmente sistematizados.

 

Ela é normativa, porque observa os fenômenos de forma holística, percebe e avalia a realidade de forma idealista, valoriza a introspecção do investigador e desenvolve modos informais de elaboração da avaliação.

 

É naturalista porque as teorias e o seu design, são emergentes, vão surgindo ao longo do processo, em situação natural da investigação, valoriza os sujeitos e utiliza técnicas predominantemente qualitativas.

 

 A opção por este paradigma, deveu-se a sua coerencia com a acepção do currículo como realidade interativa, uma vez que permitiu um olhar sobre os múltiplos e divergentes fatos do contexto onde ela ocorreu, considerando conflitos e contradições presentes no processo,sendo portanto. uma investigação como atividade social, valorada em todo o seu desenvolvimento ouvindo sujeitos participantes do processo..

 

A abordagem normativa-naturalista tem raízes no interacionismo simbólico e na fenomenologia, considerando os fenômenos sociais, e os valores.

 

 

* Doutora em Educação pela PUC de São Paulo, Professora da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Estadual do Ceará, Conselheira do Conselho de Educação do Ceará.

 Nesta perspectiva o fundamental, não é a produção científica do conhecimento, mas sim a compreensão de uma ação, identificando-se os elementos necessários a tomada de decisão em relação ao repensar dessa ação.

 

Não é uma abordagem investigativa neutra, pois considera a diversidade e os valores como elementos essenciais do processo.

 

Consideramos como objetivo principal desse estudo desvelar o currículo do curso de formação de professores para as séries finais do ensino fundamental em seus pressupostos teórico-metodologicos, na visão dos professores - alunos e professores formadores ou orientadores utilizando a entrevista semi-estruturada analisando tambem o Projeto Pedagógico do curso e o documento sobre Sistema de Ação Docente Supervisionada (Tutoria). A análise do Projeto Pedagógico do curso, evidenciou a existencia de uma concepção de  formação profissional de natureza Prática-Reflexiva,  assim expressa : “a formação deverá ser orientada por teorizações crítico-reflexivas, que têm como elementos centrais, princípios e estratégias que possibilitam a reflexão crítica sobre cada objeto de estudo discutido ao longo do processo de formação.” Percebe-se ainda indícios de  referenciais de uma epistemologia da Prática, considerando como possibilidade de organização dessa prática, um Sistema de Ação Docente Supervisionada onde a reflexão ocorrerá com a orientação de professores orientadores (tutores). há menção ao aprender a aprender, pelo desenvolvimento de competências relativas ao  ensino-pesquisa, ao processo comunicativo e `a compreensão das relações sócio-históricas do conhecimento.

 

Depreende-se da análise realizada, que não  há uma concepção de formação profissional especifica para  o professor de ciências, que poderia ter sido pensada contemplando as discussões existentes sobre a Pedagogia Histórico-Crítica na Educação Científica, o movimento da Ciência, Tecnologia e Saúde, além dos estudos sobre a reorientação Epistemológica da Educação em Ciências, possibilitando sem dúvida alguma a expressão de uma concepção de formação profissional mais adequada a área; existe no documento uma menção  indicando que o professor-aluno  deve ser visto como “ um sujeito capaz de reconstruir o conhecimento, trabalhando com categorias de análise que possibilitem uma leitura da sua prática profissional, gerando aprendizagens significativas,.” Não há menção  de uma aprendizagem construtivista. Como princípios do currículo estão citados: flexibilidade, interdisciplinaridade, alternância de estudos, mediação, avaliação, totalidade, autonomia e qualidade.

 

O Projeto Pedagógico do curso aponta para a organização de um Sistema de Ação Docente Supervisionada para a flexibilização das atividades pela realização de seminários e oficinas, facilitando a integração da teoria-prática ao longo do desenvolvimento curricular e um estudo monográfico obrigatório a ser realizado pelo professor-aluno. De forma clara registra que no currículo haverá a integração da formação acadêmica com a formação em serviço.

 

Mais uma vez observa-se que falta uma relação direta entre as metodologias, e procedimentos propostos no currículo com  a área de ciências, o que poderia resultar em indicações metodológicas e processuais mais específicas, que possibilitariam a indicação e posterior  efetivação de uma mediação didática  mais adequada à área,  estabelecendo a interação entre a ciência dos cientistas e a ciência de  sala de aula, favorecendo , um ensino  nos moldes propostos pelos Parâmetros e Diretrizes Curriculares Nacionais mais adequado ao nível de formação desenvolvido no curso e `as características dos alunos.

 

 O perfil profissional do egresso é apresentado no projeto, a partir das competências a serem adquiridas pelos egressos do curso, evidenciando uma descrição do professor como um sujeito ativo no seu processo de desenvolvimento humano, evidenciando atitudes de auto-crítica, consciente do seu nível de inserção na sociedade, com capacidade de estabelecer relações interpessoais; um Professor Reflexivo com capacidade de solucionar problemas, refletindo sobre sua prática pedagógica na sua relação como o contexto onde ela ocorrerá. ele deverá ser formado como um pesquisador de sua pratica  pedagógica,devendo escrever um memorial sobre essa ação,  realizada ao longo do curso orientado por um tutor.

 

Pode-se concluir que o perfil profissional proposto no projeto, é o do Professor Reflexivo, Pesquisador de sua Prática Pedagógica;um perfil genérico, que deveria  estar associado a  um perfil específico de professor de ciências  para as séries finais do Ensino Fundamental.

 

 No documento Sistema de Ação Docente Supervisionada há a citação da professora Isabel Alarcão,  da Universidade de Aveiro, Portugal que tem estudos sobre essa concepção. Este documento está dirigido para a sistematização do processo de acompanhamento e avaliaçao da prática pedagógica dos professores, utilizando a reflexão/ação/reflexão como instrumento fundamental de análise dessa pratica. O documento apresenta  o conceito de reflexão,  de Dewey, educador da escola nova nos Estados Unidos ,que esta sendo reestudado pelos neo-pragmatistas,  que afirmam ser ela  “uma forma especializada de pensar que implica em uma prescrutação ativa, voluntária, persistente e rigorosa daquilo que se julga acreditar, ou daquilo que habitualmente se pratica; evidencia os motivos que justificam as nossas ações ou convicções e ilumina as conseqüências a que elas conduzem; fica evidente que   o Sistema de Ação Docente Supervisionada proposto será o instrumento vital para a formação do professor reflexivo, conforme a concepção adotada pelo curso.Esta  Ação Docente Supervisionada (ADS) foi definida como “um processo de orientação e acompanhamento do professor-aluno, efetivado por professores orientadores, com o objetivo de integrar a formação acadêmica com a  formação pedagógica (...) no cotidiano da sala de aula de uma escola ou espaço educativo, oportunizando a análise e reflexão sobre a prática pedagógica do professor à luz de fundamentos teóricos; é evidente uma preocupação com a reflexão na ação, não  havendo menções sobre uma pratica  pedagógica voltada para a ciência. Encontramos alguma referencia especifica  na definição das competências  propostas para o egresso do curso:

 

-          domínio do raciocínio lógico-matemático na solução de problemas;

-          compreensão da ciência como processo de produção do conhecimento e como atividade humana, histórica, associada a aspectos de ordem social, econômica, política e cultural;

-          conhecimento e capacidade de selecionar conteúdos das ciências que atendam aos objetivos do ensino fundamental de 5 a 8  série;

-          capacidade para investigar, produzir e socializar o conhecimento, planejar e avaliar o processo de ensino-aprendizagem na área de ciências. considerando os limites de sua formação e o contexto onde ela se realiza.

 

Nas atribuições definidas para os professores orientadores (tutores) estão expressas as responsabilidades em promover a reflexão, questionar a prática pedagógica do professor-aluno, contextualizar o ensino, e promover a interdisciplinaridade; merece destaque, a orientação para a pesquisa, como instrumento de apoio a produção de um trabalho final escrito.

 

               Pode-se afirmar que o Sistema de Ação Docente Supervisionado proposto, apresenta características inovadoras, criando uma possibilidade concreta de integração da teoria-prática ao longo  do curso, onde os saberes de formação se integrarão com os saberes da experiência dos professores-alunos,professores formadores e professores-orientadores (tutores); é sem dúvida alguma, uma ação didática  coerente com a concepção de professor reflexivo

No nível perceptivo do currículo, (visão dos professores),escolhidos numa amostra aleatória destacamos algumas falas,colhidas em entrevistas semi-estruturadas,que revelam suas percepções sobre o currículo:

 

“é um currículo que buscou a integração teórico-prática, através da ação docente supervisionada e apresentou flexibilidade ao prever horas –aulas para a realização  de seminários temáticos e oficinas pedagógicas.”

 

“cumpre as Diretrizes curriculares estabelecidas pelo MEC para a formação de professores.”

 

“o currículo foi montado de forma técnica e pedagogicamene correta, ,proporcionando aos educadores-alunos uma visão de fazer e compreender a educação, a ciência,a escola e o trabalho docente.”

 

“no currículo faltou uma integração das disciplinas com a Ação Docente Supervisionada.”

 

‘É um currículo construído com a preocupação com a qualidade da relação teoria-prática, e com a melhoria do processo ensino aprendizagem.”

 

“é um currículo revolucionário do ponto de vista político-pedagógico.”

 

“um bom currículo que não se cumpriu completamente pela ausência de biblioteca e de laboratórios.”

 

SOBRE A AÇAO DOCENTE SUPERVISIONADA

 

”para mim,...o ponto alto do curso..me fez repensar a minha pratica pedagógica.”

 

“ ela possibilitou uma revisão de minhas ações como profissional, de conceitos cristalizados e uma nova postura como educadora.”

 

é o “lócus” privilegiado da relação teoria/prática; aprendemos com a realidade,com o processo, e com o fracasso dos alunos.”

 

“permitiu uma nova visão da educação e a análise do cotidiano escolar e a reflexão sobre a práxis pedagógica.”

 

 

No nível experiencial do currículo, percepção dos alunos, algumas falas merecem destaque:

 

“um currículo difícil para minha compreensão, sem biblioteca e  laboratórios.”

 

um currículo interessante mas que não dá para ser só no fim de semana e férias.”

 

“aprendi muito com as aulas;os professores são bons.”

 

“tutoria é um dia de grande reflexão que  a gente tira nossas dúvidas.”

 

 “microscópio,não temos e é nossa dificuldade,tenho até curiosidade em conhecer.”

 

“muita pressão política sobre os alunos, por isso o curso foi difícil.”

 

“aprendi muito com a ação docente supervisionada e o  memorial; é difícil pensar sobre o nosso trabalho ,mas é importante demais.”

 

‘”As aulas que nos fizemos foram importantes,fomos avaliados pelos colegas e pelo tutor,chorei muito ,mas aprendi muita coisa.”

 

“tudo que o currículo deu foi de acordo com os Parâmetros curriculares nacionais.”

 

“aprendi muito com as aulas lá fora da escola.”

 

“o inglês foi difícil, a matemática também, acho que sou velha para essas coisas.”

 

‘o computador, eu já conhecia mas não sabia usar,é uma coisa demais importante.”

 

A guisa de conclusão, queremos evidenciar que este estudo de avaliação curricular que coletou dados da investigação que ocorreu ao  longo do processo de desenvolvimento do curso (Período de 2 anos); A avaliação curricular efetivada, possibilitou  detectar nas falas  que houve um sentimento de que o currículo se desenvolveu com limitações em relação  a materiais de apoio,ao nível  dos professores- alunos,laboratórios e bibliotecas; percebeu-se que apesar de tudo, houve um sentimento de satisfação em relação as ações desenvolvidas e sobretudo percebeu-se  um sentimento de auto-estima elevado  nos  professores -alunos que dele participaram; os professores formadores e tutores também se sentiram gratificados e acreditam ter sido a melhor experiência profissional dos últimos anos; a crença na formação continuada do professor se manifestou  claramente em outros depoimentos, assim como  o sentimento de que estudar ciências é difícil sem as condições para um ensino-aprendizagem  mais instrumentalizado e mais cientifico. A questão da  presença de professores não habilitados para o ensino de ciências e para o ensino médio é um  fato. Daí a importância de cursos dessa natureza, com proposições inovadoras, mas que devem ter as condições adequadas para o seu desenvolvimento.Vale refletir sobre essa experiência, e pensar em outras alternativas para o Sertão cearense, com carência de professores habilitados para o ensino de ciências, onde a cultura se manifesta na sua existência local, mas a ciência ainda passa ao largo do desenvolvimento social, muito distante do professor e da escola rural.

 

 

Recurso de Apoio Didático – Data Show