OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS: POR QUE E PARA QUE?

 

Paulo Cezar Vieira

Departamento de Química, Universidade Federal de São Carlos

 

Com o objetivo de contribuir para a formulação de políticas de C&T para a área de Química, a Diretoria e o Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Química, SBQ, promoveram, em 2002, um conjunto de atividades que resultou no documento denominado “Eixos Mobilizadores em Química”. Neste documento, foram identificados

os seguintes eixos mobilizadores:

i) formação de recursos humanos qualificados;

ii) desconcentração regional e combate à endogenia;

iii) estímulo ao empreendedorismo e à interdisciplinaridade;

iv) aproximação pró-ativa da academia com a atividade econômica;

v) vinculação orçamentária de recursos para C&T

vi) combate aos gargalos institucionais.

http: //www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0100-40422003000300025&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Dando continuidade a este trabalho o primeiro eixo a ser mais amplamente discutido foi o de formação de recursos humanos. Ficou patente em todas as discussões promovidas pela SBQ que é necessário investir na formação de recursos humanos qualificados em profusão e em todos os níveis. A este eixo foram associadas algumas ações como o acesso direto ao doutorado para os alunos que participaram de programas de Iniciação Científica; incentivo às atividades conjuntas de graduação e de pós-graduação; estímulo ao intercâmbio entre as IES e entre estas e as instituições de nível médio; o pós-doutorado como um processo de formação continuada; a constituição de grupo de trabalho da SBQ para acompanhar a implantação das diretrizes curriculares nas IES; o incentivo a programas para formação de docentes de 3o grau e a realização de Semanas Nacionais de Química com a participação de estudantes do nível médio, de graduação, pós-graduação e professores, como forma de mobilização e integração entre os vários níveis de ensino.

http: //www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0100-40422004000200033&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Como uma forma de disseminar a química e, principalmente despertar nos estudantes do nível médio o interesse por esta disciplina a SBQ iniciou o seu projeto de olimpíadas que tem como objetivo: Trabalho de difusão da química entre os jovens o reconhecimento e estímulo da vocação científica em química entre os estudantes do ensino médio e a difusão da ciência e da tecnologia. Poderão participar da OLIMPÍADA SBQ alunos regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas de ensino médio (1a à 3ª séries).

TEMA DA OLIMPÍADA SBQ 2005

 O tema para a dissertação dos estudantes de nível médio na Olimpíada SBQ 2005 é:  

 BIODIESEL: O PROCESSO DE PREPARAÇÃO, - IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E AMBIENTAL

Informações podem se encontradas na internet: www.sbq.org.br/portal2/olimpiadas/olimpiadas.htm

A SBQ tem dado grande atenção à divulgação da química em todos os níveis, em diversas ocasiões. Em 1999-2000 organizou o evento "Um Mundo de Cor: Uma Busca Internacional de Corantes Naturais”, juntamente com outras 52 sociedades científicas de química sob a coordenação da American Chemical Society.

Além da programação proposta pela ACS, a SBQ estendeu o programa promovendo o II Concurso de Redação e o I Concurso de Obras de Arte, realizadas com os corantes extraídos pelos estudantes. Atividades como estas destacam o papel preponderante de sociedades científicas seja na organização de olimpíadas, seja em outras atividades onde o grande objetivo é estimular o estudante a se interessar pelas ciências.