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H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 5. Teoria Literária |
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FORMAÇÃO DO LEITOR - PROFESSOR/ALUNO DE LITERATURA |
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Dra. Maria Tereza Amodeo 1, Paula Dreyer Ortmann 1, Lucila Santos Abreu 1, Cristiani Basso Fernandes 1 e Caetano Bueno Manenti 1 |
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1 - Faculdade de Letras - PUCRS, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL - PUCRS |
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A pesquisa centra-se na formação do professor de Literatura, como leitor e promotor da formação de leitores, através de estratégias construídas a partir de teorias da Literatura, em especial, a da Estética da Recepção.
A Literatura deve ser entendida como manifestação humana que se apropria da linguagem de forma artística, oferecendo elementos que possibilitem a ampliação dos horizontes de expectativas culturais dos alunos.
O ensino da literatura deve ser submetido a uma reflexão, tendo em vista a diversidade cultural a que o leitor em formação está exposto. Cabe à escola contribuir na formação do senso estético dos indivíduos, investindo em modelos culturais diferentes daqueles que se oferecem através das mídias e que se tornam, na maioria das vezes, os únicos referenciais formadores da concepção estética atual.
Sendo também um leitor, o professor, se bem orientado teoricamente, poderá encontrar as estratégias adequadas para formar leitores, considerando-se o contexto cultural atual, em que os alunos, em muitos casos, só têm acesso a livros pela intervenção da escola. Nesse sentido, pretende-se desenvolver estratégias de formação do leitor de Literatura através de oficinas de preparação do professor para o trabalho em sala de aula.
As edições do Projeto já trouxeram dados significativos, que ampliam as perspectivas do ensino de Literatura. Da experiência piloto, que envolveu alunos e professores de uma escola pública, evidenciou-se a necessidade de investir mais na formação dos professores, como leitores e como formadores de leitores. A partir da segunda edição, investiu-se na formação do professor leitor. Nas últimas edições do Projeto, o foco tem sido a produção e execução de projetos de ensino nas escolas.
Os resultados definiram novos caminhos de pesquisa: deve-se aprofundar a relação entre o ensino da literatura e a contemporaneidade, ou seja, ampliar o quadro de referências teóricas que dê conta da complexidade do mundo contemporâneo.
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Instituição de fomento: BPA-PUCRS
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Trabalho de Iniciação Científica
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Palavras-chave:
FORMAÇÃO; LITERATURA; ESCOLA |
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Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005
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