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G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 6. Psicologia do Desenvolvimento Humano |
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IDENTIDADE DE EDUCADORAS DE CRECHE DURANTE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO DO
NÍVEL MÉDIO |
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Delma Bezerra e Ana Paula Soares da Silva |
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Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de
Ribeirão Preto. Departamento de Paicologia e Educação., UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP |
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A educação infantil vem sofrendo mudanças decorrentes de transformações sociais no país e de diferentes
instrumentos legais, os quais inseriram a creche e a pré-escola no âmbito da educação, desencadeando
profundas metamorfoses nas funções das mesmas e, conseqüentemente, de suas educadoras. Na busca de
se adequarem à nova realidade e de cumprirem a exigência de formação da LDB/ 9394/96, algumas
educadoras têm ingressado em programas de formação em nível médio destinados especificamente a elas.
Considerando isso, este trabalho investigou que sentidos essas educadores constroem sobre esses cursos
e como eles contribuem para a (re) construção de suas identidades. Foram realizadas entrevistas
semi-estruturadas com três educadoras. As entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas na íntegra. A
análise das entrevistas foi feita com base nas perspectivas da Narrativa e da Rede de Significações. Os
resultados preliminares indicam que as educadoras vêem os cursos de formação como: (1) um meio de se
manterem ou ascenderem na posição que ocupam dentro da instituição; (2) uma possibilidade de
aumentarem sua remuneração; (3) uma oportunidade de se socializarem e aprenderem a ser mais
auto-controladas na relação com a criança. Conclui-se que esses sentidos atribuídos pelas educadoras ao
curso contribuem na (re) construção de suas identidades à medida que configuram novas necessidades de
sobrevivência, de realização e de crescimento pessoal e profissional.
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Instituição de fomento: CNPq & Pro - Reitoria de Pesquisa da USP e Fapesp)
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Trabalho de Iniciação Científica
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Palavras-chave:
Identidades; Educadoras; Creche |
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