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G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 6. Psicologia do Desenvolvimento Humano
IDENTIDADE DE EDUCADORAS DE CRECHE DURANTE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO DO NÍVEL MÉDIO
Delma Bezerra  e Ana Paula Soares da Silva 
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto. Departamento de Paicologia e Educação., UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP
A educação infantil vem sofrendo mudanças decorrentes de transformações sociais no país e de diferentes instrumentos legais, os quais inseriram a creche e a pré-escola no âmbito da educação, desencadeando profundas metamorfoses nas funções das mesmas e, conseqüentemente, de suas educadoras. Na busca de se adequarem à nova realidade e de cumprirem a exigência de formação da LDB/ 9394/96, algumas educadoras têm ingressado em programas de formação em nível médio destinados especificamente a elas. Considerando isso, este trabalho investigou que sentidos essas educadores constroem sobre esses cursos e como eles contribuem para a (re) construção de suas identidades. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com três educadoras. As entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas na íntegra. A análise das entrevistas foi feita com base nas perspectivas da Narrativa e da Rede de Significações. Os resultados preliminares indicam que as educadoras vêem os cursos de formação como: (1) um meio de se manterem ou ascenderem na posição que ocupam dentro da instituição; (2) uma possibilidade de aumentarem sua remuneração; (3) uma oportunidade de se socializarem e aprenderem a ser mais auto-controladas na relação com a criança. Conclui-se que esses sentidos atribuídos pelas educadoras ao curso contribuem na (re) construção de suas identidades à medida que configuram novas necessidades de sobrevivência, de realização e de crescimento pessoal e profissional.
Instituição de fomento: CNPq & Pro - Reitoria de Pesquisa da USP e Fapesp)
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Identidades; Educadoras; Creche

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005