IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 1. Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
INFLUENCIA DA ALTA TEMPERATURA NA DINAMICA POPULACIONAL DE MORFOTIPOS RETO E ESPIRALADO DE Cylindrospermopsis raciborskii (CYANOBACTERIA) EM CONDICOES CONTROLADAS.
Bruna Buch , Selma Gouvea de Barros  e Talita Caroline Hereman 
1- Depto.de Ciências Biológicas, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de Sao Paulo - ESALQ/USP, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP
Cylindrospermopsis raciborskii e uma especie produtora de hepatotoxinas, neurotoxinas e citotoxinas que ocorre tanto em aguas tropicais e subtropicais como temperadas. Objetivos: avaliar o efeito da alta temperatura na dinamica populacional das cepas clonais de Cylindrospermopsis raciborskii (Cyanobacteria) com tricomas reto e espiralado. Material e/ou metodos: obtencao de uma curva de crescimento a partir de contagens diretas de tricomas de linhagem reta (ITEP28) e espiralada (ITEP31), provenientes de ecossistemas aquaticos de Pernambuco, em hemocitometro Fuchs-Rosenthal com auxilio de microscopio binocular. Condicoes de crescimento: intensidade luminosa de 30umol.photon.m-2.s-1, temperatura de 31ºC, fotoperiodo 14:10 claro-escuro, meio de cultivo BG-11. Resulltados: ambas linhagens apresentaram tricomas anormais ao longo da curva, alem de intensa producao de acinetos (celulas de resistencia). O morfotipo reto teve um crescimento maior comparado ao morfotipo espiralado que apresentou-se reto ao final da curva. Conclusoes: ha indicativos que a alta temperatura (31ºC) tenha influenciado a alteracao do morfotipo espiralado em reto, alem de provavelmante ter contribuido com o surgimento de tricomas anormais e acinetos. A presenca de acinetos indicou uma condicao estressante para a cianobacteria. Apesar disso, Cylindrospermopsis raciborskii adaptou-se as condicoes extremas de cultivo confirmando sua capacidade de ocasionar floracoes em diversas condicoes ambientais.
Instituição de fomento: FAPESP
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  cianobacteria; toxina; temperatura

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005