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D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
A SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS NA SAÚDE DA FAMÍLIA COMO FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA PRESTADA/ESTUDO DE CASO
Vanessa Pirani Gaioso 1, Fernanda Patrícia Coelho Fehr 1, Lauren Suemi Kawata 1, Silvana Martins Mishima 1 e Amaury Lelis Dal Fabbro 2
1. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP 2. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP , UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP
Objetivos: Identificar e analisar o grau de satisfação dos usuários de um Núcleo de Saúde da Família localizado em Ribeirão Preto, com relação à assistência prestada e as ações desenvolvidas. Material e/ou métodos: Foram entrevistadas 100 pessoas residentes na área de abrangência do Núcleo de Saúde da Família em questão, sendo que 70% dos entrevistados são usuários e 30% não usuários. Os dados foram obtidos através de entrevista estruturada adequada aos interesses da pesquisa com a utilização de um instrumento previamente testado. Resultados: Como resultados temos que entre os usuários, 47,1% classificam os serviços oferecidos pelo Núcleo como Bom, enquanto que 38,6% como Ótimo, 12,9% como Regular e 1,4% como Ruim. 94,3% dos usuários indicariam estes serviços a outra pessoa. Com relação aos não usuários, 83,3% já ouviram falar do Núcleo de Saúde da Família e 76,7% não receberam indicação, com exceção da indicação por um Agente Comunitário de Saúde, para utilizarem seus serviços. Conclusões: Pode-se concluir com este trabalho que, a maioria dos usuários estão satisfeitos com os serviços oferecidos, visto que um total de 86,7% classificou seus serviços entre Bom e Ótimo. Outra informação que nos leva a concluir isto é que 94,3% dos usuários indicariam os serviços do Núcleo de Saúde da Família para outra pessoa, sendo este um importante indicador de satisfação com relação à assistência prestada em saúde.
Instituição de fomento: FAPESP, PET/CAPES
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Saúde da Família; Satisfação; Usuário

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005