|
G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura |
|
COMÉRCIO, CIRCULAÇÃO E FABRICAÇÃO DE BRINQUEDOS EM SÃO PAULO, 1901-1937. (ESTUDO SOBRE COMÉRCIO, INDUSTRIALIZAÇÃO E CULTURA MATERIAL). |
|
Ludmila Érica Cambusano de Souza e Heloisa Maria Silveira Barbuy |
|
Museu Paulista da Universidade de São Paulo (MP-USP), UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP |
|
O presente trabalho teve como objetivo inicial realizar um mapeamento de estabelecimentos comerciais e fabris relativos a brinquedos na cidade de São Paulo entre 1901 e 1937 e construir um repertório tipológico de brinquedos disponíveis na cidade neste período. Para tanto, foram utilizadas fontes impressas como almanaques, revistas de variedades (A Cigarra, A Vida Moderna); obras estatísticas, o periódico O Estado de S. Paulo e impressos oficiais. Assim, através da coleta de anúncios propagandísticos e outros tipos de informações (relação de endereços comerciais e/ou fabris presentes em almanaques e registros de patentes na Revista da Propriedade Industrial), fez-se o mapeamento de lojas e fabriquetas de brinquedos no período definido. Foram recenseadas 105 lojas que comercializaram brinquedos e 77 fábricas que produziram tais artigos, entre os anos de 1901 e 1937. Organizou-se um repertório tipológico de brinquedos oferecidos ao consumo local, no qual os materiais utilizados constituem elementos importantes. Ao abordar a industrialização sob a óptica da Cultura Material, vê-se o brinquedo industrializado como objeto culturalmente significativo; fabriquetas de brinquedos e o comércio local de tais artigos na capital paulista tornam-se relevantes para a compreensão de aspectos culturais da sociedade em questão e ligam-se ao processo de internacionalização e expansão da sociedade industrial. |
|
Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
| |
Trabalho de Iniciação Científica
|
|
Palavras-chave:
Cultura Material; Industrialização e Comércio; Brinquedos |
|
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005
|