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G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura |
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IMAGENS E PALAVRAS CONSTRUINDO REALIDADES. A FOTOGRAFIA COMO INSTRUMENTO POLÍTICO DO DEOPS (1924 – 1945) |
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Karina Alves Teixeira , Boris Kossoy e Maria Luiza Tucci Carneiro |
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1-Depto. De História, Fac. De Filosofia, Letras e Ciências Humanas FFLCH/USP – karinaalvteix@yahoo.com.br
2-Depto. De Jornalismo, Escola de Comunicação e Artes ECA / USP
3-Depto. De História, Fac. De Filosofia, Letras e Ciências Humanas FFLCH/USP
, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP |
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Apesar da Era Vargas ser um período muito estudado e recorrente da História do Brasil Contemporâneo, ainda há muito a ser investigado sobre certos acontecimentos históricos. Nossa historiografia carece de estudos que valorizem os documentos políticos recentemente colocados a disposição do público.
Este trabalho pretende investigar tal momento sob a égide de temas e fontes históricas legadas a uma posição muito à parte de seu devido valor. Trata-se de uma análise imagética, através da fotografia – nossa fonte principal – do período histórico que vai de 1924 a 1945, buscando novas informações e interpretações. Teremos como fio condutor esta outra forma de ver o mundo, presente na imagem, visando contribuir para a construção do conhecimento histórico. Cabe verificar o que foi peculiar e seus constituintes, simbolicamente erguidos na figura do dirigente Getúlio Vargas.
Isso será feito associando o discurso político à imagem, um par perfeito, cuidadosamente moldado e elaborado para a profusão de um ideal ou ideologia, oculta também no discurso verbal. Estes elementos eram específicos da ordem vigente que se queria implantar e definida como o melhor para o bem público. Tal objetivo será analisado através das fotografias anexadas a prontuários dos presos políticos, produzidos pela Delegacia de Ordem e Segurança Social, com o propósito de detectar o crime, que aqui se configura como crime político.
Desta forma, buscamos entender como se processou a articulação da foto com a instituição Polícia Política, e como ela foi utilizada enquanto prova cabal de subversão. Cabe também esclarecer de que forma a imagem se prestou para o fortalecimento de um Estado nos moldes autoritários.
Este estudo se propõe a reconstituir a realidade brasileira das décadas de 1920 a 1940 do século XX valorizando a História Cultural e das Mentalidades, identificando as influências da imagem enquanto instrumento de “construção de realidades”.
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Instituição de fomento: FAPESP
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Trabalho de Iniciação Científica
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Palavras-chave:
fotografia; DEOPS/SP; Getulio Vargas (ou Era Vargas) |
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Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005
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