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G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura
IMAGENS E PALAVRAS CONSTRUINDO REALIDADES. A FOTOGRAFIA COMO INSTRUMENTO POLÍTICO DO DEOPS (1924 – 1945)
Karina Alves Teixeira , Boris Kossoy  e Maria Luiza Tucci Carneiro 
1-Depto. De História, Fac. De Filosofia, Letras e Ciências Humanas FFLCH/USP – karinaalvteix@yahoo.com.br 2-Depto. De Jornalismo, Escola de Comunicação e Artes ECA / USP 3-Depto. De História, Fac. De Filosofia, Letras e Ciências Humanas FFLCH/USP , UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP
Apesar da Era Vargas ser um período muito estudado e recorrente da História do Brasil Contemporâneo, ainda há muito a ser investigado sobre certos acontecimentos históricos. Nossa historiografia carece de estudos que valorizem os documentos políticos recentemente colocados a disposição do público. Este trabalho pretende investigar tal momento sob a égide de temas e fontes históricas legadas a uma posição muito à parte de seu devido valor. Trata-se de uma análise imagética, através da fotografia – nossa fonte principal – do período histórico que vai de 1924 a 1945, buscando novas informações e interpretações. Teremos como fio condutor esta outra forma de ver o mundo, presente na imagem, visando contribuir para a construção do conhecimento histórico. Cabe verificar o que foi peculiar e seus constituintes, simbolicamente erguidos na figura do dirigente Getúlio Vargas. Isso será feito associando o discurso político à imagem, um par perfeito, cuidadosamente moldado e elaborado para a profusão de um ideal ou ideologia, oculta também no discurso verbal. Estes elementos eram específicos da ordem vigente que se queria implantar e definida como o melhor para o bem público. Tal objetivo será analisado através das fotografias anexadas a prontuários dos presos políticos, produzidos pela Delegacia de Ordem e Segurança Social, com o propósito de detectar o crime, que aqui se configura como crime político. Desta forma, buscamos entender como se processou a articulação da foto com a instituição Polícia Política, e como ela foi utilizada enquanto prova cabal de subversão. Cabe também esclarecer de que forma a imagem se prestou para o fortalecimento de um Estado nos moldes autoritários. Este estudo se propõe a reconstituir a realidade brasileira das décadas de 1920 a 1940 do século XX valorizando a História Cultural e das Mentalidades, identificando as influências da imagem enquanto instrumento de “construção de realidades”.
Instituição de fomento: FAPESP
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  fotografia; DEOPS/SP; Getulio Vargas (ou Era Vargas)

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005