IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
Um estudo sobre a História da Matemática como meio para ensinar Matemática
Lucas Factor Feliciano  e Edna Maura Zuffi 
1- Depto. Matemática, ICMC- USP - S. Carlos, SP, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP
Objetivos: Proporcionar uma introdução à História da Matemática e às suas relações com a Educação Matemática. Estudar alguns aspectos históricos do desenvolvimento da atividade matemática, pautado na construção de conceitos - e não apenas numa seqüência de fatos históricos - com a aplicação destes conhecimentos ao Ensino Básico. Materiais e/ou métodos: O desenvolvimento do projeto deu-se através da pesquisa teórica e proposição de algumas atividades práticas de ensino. Resultados: Foram estudados casos de aplicação da História da Matemática em diversos países, como Reino Unido, França, Grécia e Brasil, além de fatos e informações históricas sobre diversos matemáticos de renome. Foi proposta uma aplicação do uso de História na sala de aula, com o método de Multiplicação e Divisão Egípcio para ensinar sobre números inteiros e bases de numeração. Conclusões: O estudo sobre as atuais pesquisas que utilizam a História da Matemática para o ensino de Matemática proporcionou uma visão de como se articulam, nesse ensino, as relações didático-metodológicas, epistemológicas e psicológicas. Vimos que esta articulação não é simples e que a formação atual de professores de Matemática ainda deixa a desejar quanto ao enfoque sobre elas, principalmente com relação à História da Matemática. Neste sentido, os estudos sobre alguns personagens e fatos históricos foram muito ricos para propor atividades de sala de aula que promovam o uso (implícito ou explícito) de História da Matemática.
Instituição de fomento: CNPq - PIBIC
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  história da matemática; ensino básico; formação de professores

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005