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H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 7. Música e Dança
VERSÕES E CÓPIAS NA Série Manuscritos Musicais DE CAMARGO GUARNIERI
Érica Beatriz Navarro Manfredini  e Flávia Camargo Toni 
Instituto de Estudos Brasileiros, Universidade de São Paulo – IEB/USP – ericanman@yahoo.com.br , UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP
A Musicologia no Brasil é deficitária nas linhas de pesquisa referente ao estabelecimento do texto musical. No caso dos compositores brasileiros que produziram antes da divulgação de programas informatizados para a confecção de partituras, é comum, em suas obras, a presença de vários estágios de elaboração, principalmente no caso daqueles que tiveram a oportunidade de rever os seu trabalhos. O Arquivo do compositor paulista Camargo Guarnieri, patrimônio do IEB/USP, é rico em materiais do gênero, ali encontram-se uma mesma obra com versões distintas apresentando alterações de notas, indicações de dinâmica e até mesmo números de compassos diferentes. O trabalho focalizou essa questão nas composições Trovas de Amor, para canto e piano e para canto e orquestra; Suíte Vila Rica, para orquestra, também em duas versões, bem como a Sonata nº1 para violoncelo e piano e Quatro poemas de Macunaíma, para canto e orquestra. Tais exemplos foram localizados durante o desenvolvimento do projeto para a determinação de um catálogo para a Série Manuscritos Musicais de Camargo Guarnieri, durante o processo de triagem das partituras para identificação, atribuição de códigos e numeração. O cotejo aponta diferenças consideráveis, às vezes fruto de equívocos resultantes das cópias consecutivas de certa obra e às vezes alterações do próprio compositor ao rever a peça após sua estréia ou com a finalidade de edição. Conclui-se: a escolha do material a ser utilizado, entre as variantes de uma mesma obra musical, é determinante para a justa apreciação do pensamento do autor.
Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo/FAPESP
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  musicologia; Guarnieri; versões

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005