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G. Ciências Humanas - 5. História - 11. História
CHILE E CUBA: A REVOLUÇÃO NA CANÇÃO POPULAR
Êça Pereira da Silva  e Maria Helena Rolim Capelato 
Depto. de História - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP., UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP
Esta pesquisa tem como objetivo realizar um estudo comparado sobre as canções produzidas em Cuba, no bojo do processo revolucionário iniciado em 1959 e as canções produzidas no Chile durante o governo de Salvador Allende (1970-1973) que se propôs a realizar o socialismo pela via pacífica. Esses governos estabeleceram relações particulares com os produtores culturais e os meios de difusão de cultura. São objeto de comparação as canções compostas no Chile do período de 1970–1973 pelos conjuntos Inti-Illimani, Quilapayún e pelo cancionista Victor Jara com as canções cubanas produzidas entre 1969 e 1972 pelo Grupo de Experimentação Sonora (GES) e pelos compositores que eram considerados os principais expoentes da Trova Cubana: Sílvio Rodríguez e Pablo Milanês. A comparação entre as canções chilenas e cubanas se justifica pela existência de temas comuns tais como o papel do artista na revolução, a proposta de uma sociedade socialista, a reverência aos heróis revolucionários e a referência aos acontecimentos históricos como a Guerra do Vietnã e a própria Revolução Cubana. Cabe lembrar que, nas décadas de 1960 e 1970, teve impulso o fenômeno da Nova Canção Latino-americana, que se caracterizou pela louvação de processos revolucionários. Neste sentido a Revolução Cubana foi cantada como uma vitória na guerra comum contra o imperialismo estadunidense que, naquele período, mostrava sua face mais dura nas intervenções armadas na América central e no Vietnã. A partir desta comparação é possível observar os aspectos que diferenciam as políticas culturais estabelecidas em Cuba e no Chile e os diferentes caminhos trilhados em direção ao socialismo: a luta armada e a via eleitoral. Nestas duas situações históricas, os produtores de canções e seus intérpretes posicionaram-se de forma distinta frente às políticas governamentais em Cuba e no Chile e também em relação aos projetos de política cultural que balisavam suas práticas no âmbito dos processos de transformação social.
Instituição de fomento: FAPESP
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  América-Latina; canção engajada; socialismo

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005