IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
A EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA BRASILIERA DE SINAIS COMO SEGUNDA LÍNGUA: HISTÓRIA ORAL DE VIDA DE PAIS OUVINTES DE CRIANÇAS SURDAS.
Maria Carolina Casati  e Leland Emerson McCleary 
1 Departamento de Letras Modernas, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP
Esta pesquisa tem como objetivo identificar as principais barreiras e motivações, dificuldades e facilidades que surgem desde a descoberta da surdez dos filhos até o posterior envolvimento de pais ouvintes na aprendizagem de Língua de Sinais Brasileira (Libras). O projeto foi desenvolvido em duas fases. Na primeira, realizamos entrevistas com oito pais de classe media, tendo como principal referência metodológica o Manual de História Oral, de Meihy. Por se tratar de relatos de historia de vida, não fizemos uso de um questionário rigorosamente definido, o que possibilitou grande liberdade para o entrevistado. As preocupações mais recorrentes dos pais entrevistados na primeira etapa são as seguintes: vida escolar; relacionamento familiar; oralização; futuro profissional; lado negativo da superproteção paterna; ignorância da sociedade em relação à surdez; preconceito social com o surdo; dificuldade de transmissão de conceitos abstratos e falta de uma metodologia específica de ensino de Libras para pais ouvintes. Na segunda etapa, entrevistamos professores, coordenadores e a mãe de um aluno da escola de educação de surdos Anne Sullivan, que atende a crianças surdas das classes media e baixa. Essas entrevistas contaram com perguntas mais direcionadas. Dos professores, procurávamos saber sua opinião sobre a relação entre o bom desempenho escolar das crianças surdas e o conhecimento de Libras por parte dos pais. A conversa com a mãe nos mostrou uma perspectiva sobre a surdez bem diferente da apresentada pelos pais entrevistados na primeira etapa do projeto. Pudemos notar que a questão mais latente de seu depoimento é a aceitação da surdez do filho. Os relatos nos trazem um importante corpus para posteriores estudos em Libras. Os dados da pesquisa podem ser úteis para outros pesquisadores das áreas de estudos surdos, lingüística aplicada e educação especial.
Instituição de fomento: PIBIC/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Língua de Sinais Brasileira; História Oral; aquisição de segunda língua

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005