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G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 3. Psicologia Clínica
GRUPO DE ESPERA RECREATIVO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Marina Monzani da Rocha , Paula Ferreira Braga  e Edwiges Ferreira de Mattos Silvares 
1- Departamento de Psicologia Clínica, Instituto de Psicologia – Universidade de São Paulo. , UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP
Estudos realizados no fim da década de 80 mostraram que as clínicas-escola de psicologia apresentavam um grande problema devido ao pouco alcance no atendimento às demandas da comunidade. Foram propostas novas formas de atendimento buscando superar este problema. Uma alternativa apresentada foi o Grupo de Espera Recreativo (GER) - grupo de crianças que, após sua inscrição e triagem pelos serviços da clínica-escola, lá brincam semanalmente, até serem atendidas pelos psicólogos. Os objetivos são diminuir a evasão do atendimento e observar a interação entre os membros do grupo, alcançando um novo instrumento de avaliação diagnóstica. O presente trabalho tem como objetivo mostrar o que foi alcançado num Grupo de Espera Recreativo desenvolvido na clínica-escola do IP-USP, focalizando seu papel na avaliação diagnóstica e verificar a validação do encaminhamento de dois participantes do grupo através da observação de categorias pré-determinadas de comportamentos. Foram observadas oito sessões do GER, nas quais estavam presentes as duas crianças que, depois do período de espera recreativa, foram encaminhadas para outro tipo de atendimento, que não o Grupo de Terapia Infantil. Observou-se também os pares que interagiam com essas crianças, buscando um paradigma para comparação. Verificou-se a presença e a quantidade de comportamentos nas categorias: Não Participação na Brincadeira, Não Seguimento de Regras, Evidências de Erotização Precoce e Comportamentos Agressivos. Duas juízas independentes observaram as gravações alcançando correlação 0,98. As crianças que foram encaminhadas para atendimento individual apresentaram uma taxa muito maior de comportamentos nas categorias observadas. O Grupo de Espera Recreativo auxiliou no processo de avaliação diagnostica; através dele, pôde-se observar os comportamentos das crianças antes do atendimento e fazer os encaminhamentos necessários, visando alcançar um melhor atendimento à comunidade que procura a clínica-escola.
Instituição de fomento: FAPESP / CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Clínica-escola; Avaliação Diagnóstica; Grupo Recreativo

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005