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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
QUANDO O PROFESSOR VOLTA A SER ALUNO: ENSINO ONLINE E EDUCAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Adolfo Samuel de Oliveira 1,2 e Belmira Oliveira Bueno 2
1.Aluno: Departamento de Sociologia – FFLCH USP 2.Orientadora: Depto. de Metodologia de Ensino e Educação Comparada – FE USP , UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP
O trabalho objetiva investigar o papel da educação online e da condição de aluno na formação continuada de professores. Busca analisar as tensões entre o ofício docente e o ofício discente quando exercidos de forma simultânea pelos professores. Pretende oferecer elementos que permitam aprofundar o debate sobre as teorias da ação baseadas em sistema de disposições com vistas a subsidiar análises sobre cursos de educação continuada em nível superior. A pesquisa é de natureza qualitativa. O trabalho de campo, de moldes etnográficos, envolveu observações sistemáticas em contextos de ensino on-line e off-line, entrevistas, coleta de documentos diversos, sobretudo textos produzidos pelos professores; foi desenvolvido por 18 meses no PEC Formação Universitária Municípios (SP), um curso presencial com forte apoio de mídias interativas. A pesquisa, ainda em desenvolvimento, fundamenta-se na teoria sociológica de Pierre Bourdieu, valendo-se especialmente de seu conceito de habitus. As análises preliminares indicam que o ensino virtual, realizado dentro de condições específicas, pode favorecer e potencializar formas de apropriação dos saberes docentes, sobretudo pelo uso do computador e da Internet como ferramentas de trabalho e pesquisa. Indicam também que o contexto do PEC tem feito aflorar aspectos latentes da cultura escolar, explicitados especialmente sob a forma de tensões entre o ofício de aluno e o de professor. Observa-se que a conduta docente do grupo está significativamente orientada por um habitus discente desenvolvido durante o percurso de socialização escolar. As conclusões encontram-se em fase de elaboração. Na seqüência do trabalho, pretende-se examinar: a) em que medida e sob que condições viver simultaneamente, e por tempo prolongado, a condição de professor e de aluno favorece processos de formação docente mais significativos; b) quais são as implicações desses processos para os professores, no exercício do ofício docente.
Instituição de fomento: Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  PEC-formação universtária; educação continuada; ensino online

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005