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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES DEFICIENTES VISUAIS
Renato Cury Tardivo 4, Miriam Esperidião de Araújo 5, Siloé Müller Pereira Neves 3, Mara A. de Campos Siaulys 2 e Élcie F. Salzano Masini 1
1- Prof. Livre-Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e da Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2- Presidente da Associação Laramara 3- Prof. de Psicologia na Universidade Presbi, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP
Esta investigação foi realizada junto a instituições escolares públicas e particulares, com o propósito de avaliar o que favorece e o que dificulta a inclusão do aluno com deficiência visual nas escolas de ensino regular. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com quatro grupos: alunos com deficiência visual (e que tenham desenvolvido atividades na associação Laramara), mães, professores e coordenadores. A apresentação de registros e análises das entrevistas realizadas ofereceu diferentes perspectivas da situação do aluno com deficiência visual inserido na escola regular. Na coleta de dados, buscou-se o registro do que os entrevistados manifestaram, verbal e gestualmente, com palavras do cotidiano. Tal descrição, que revela uma consciência ingênua, é condição para captar o fenômeno, pois é anterior a qualquer classificação ou explicação. De diferentes maneiras, os quatro grupos assinalaram ser necessário estar alerta às responsabilidades no processo de inclusão escolar – tais como questões envolvidas na formação dos educadores, apoio e esclarecimento da família e necessidade da participação do corpo técnico e administrativo da escola – para o aluno sentir-se efetivamente pertencendo ao processo de escolarização. A pesquisa tornou claro que a inclusão não pode ocorrer sem o preparo e o envolvimento de todos os participantes do processo educacional do aluno (profissionais, educadores, familiares, colegas, amigos, sociedade). Há inclusão quando o aluno sente-se contido na escola, estando efetivamente apto a participar e com possibilidades próprias para contribuir à comunidade educacional à qual tenha o sentimento de pertencer.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Inclusão; Deficiência-visual; Psicologia Escolar

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005