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H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 5. Fotografia
INTERAÇÕES ENTRE ARTE E FOTOGRAFIA NO ACERVO DO MAC-USP
Cátia Alves de Senne 1 e Helouise Lima Costa 2
1 -Divisão de Pesquisa em Arte, Teoria e Crítica - Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - MAC-USP 2 -Departamento de História - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH-USP, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP
Introdução - Este projeto tem como objeto de estudo o acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, no qual a fotografia nunca foi problematizada de forma mais detida, levando em conta as questões que lhe são próprias. O projeto tem como ponto de partida estudar o processo de institucionalização da fotografia, ou seja, a sua assimilação pelo museu de arte no Brasil, a fim de evidenciar os critérios que levaram a fotografia a ser considerada como arte. Um dos objetivos desse levantamento histórico é pensar o acervo como conjunto e identificar o seu perfil a partir de seu processo de formação. Dessa forma temos como objetivo principal produzir um conhecimento aprofundado sobre o conjunto de fotografias pertencentes ao acervo do MAC-USP, contextualizando-o do ponto de vista histórico e estético. O detalhamento do projeto prevê o estudo individual da produção de todos os fotógrafos pertencentes ao acervo. Esta pesquisa visa constituir a base teórica para uma futura ação de difusão e aquisição de obras, de modo a atualizar o acervo do MAC-USP, tornando-o representativo do debate contemporâneo da fotografia. Metodologia - A metodologia adotada privilegiou, num primeiro momento, o levantamento das exposições de fotografia ocorridas no MAC-USP, por meio da consulta a fontes primárias, como catálogos, folders e boletins informativos. Essa pesquisa resultou num banco de dados sobre o histórico das exposições do Museu desde a sua fundação, completado com entrevistas realizadas com alguns fotógrafos e com a leitura de bibliografia relacionada ao período, o que foi fundamental para a compreensão das atividades e projetos desenvolvidos pelo Museu no âmbito da fotografia. Resultados - A fim de compreender o processo que levou à constituição do acervo de fotografia artística do MAC-USP traçamos uma cronologia de suas exposições e atividades relacionadas e percebemos que o Museu organizou exposições de fotografia e começou a montar seu acervo somente a partir do ano de 1971, quando ocorreu a exposição Nove Fotógrafos de São Paulo . Os primeiros fotógrafos a integrar o acervo foram: Cristiano Mascaro, Maureen Bisilliat, George Love, Boris Kossoy, Aldo Simoncini e Claudia Andujar. O estudo desse grupo de fotógrafos possibilitou identificar os critérios que levaram à assimilação da fotografia pelo Museu. Conclusões - A pesquisa nos mostrou até o momento que a inserção da fotografia nos museus de arte no Brasil foi um processo demorado, mas nos mostrou também que o MAC-USP procurou conectar-se com a discussão que ocorria no universo da fotografia por meio da organização de eventos ligados à área e de contatos com museus do exterior. O levantamento realizado nos coloca uma questão fundamental a ser problematizada: o motivo pelo qual as fotografias de caráter documental-fotojornalísticas foram as primeiras a serem incorporadas ao acevo do MAC-USP e legitimadas como arte.
Instituição de fomento: CNPq - Bolsa de Iniciação Científica PIBIC-CNPQ
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Fotografia; Museu; Arte

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005