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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial |
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O DESAFIO DE AMPLIAR O ATENDIMENTO DE ALUNOS COM QUALIDADE E A FORMAÇÃO DOCENTE |
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Rosangela Gavioli Prieto 1, Ana Paula Gonsalez Antoniolli 1, Ligia Cecília Buso Sernagiotto 2, Elisabeth Neide Cacalano 2 e Marli Vizim 2,1,3 |
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1-Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP.
2-Centro Universitário Fundação Santo André - CUFSA.
3-Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Diadema – SECEL
, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP |
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O referido trabalho pretende descrever, analisar e avaliar a política de atendimento educacional de pessoas com necessidades especiais desenvolvida no município de Diadema, com vistas a apontar indicadores para a melhoria das ações no âmbito dos sistemas de ensino, bem como princípios norteadores para a reestruturação de programas de formação docente.
Neste sentido, mediante a adoção de uma metodologia de pesquisa qualitativa, na Fase I foram utilizados os procedimentos de análise documental e de estudo de caso, envolvendo a observação do cotidiano escolar, aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas, bem como registros fotográficos, não prescindindo de coleta e sistematização de dados quantitativos. Tais procedimentos têm sido aprimorados na Fase II, no sentido de viabilizar o aprofundamento do estudo.
A partir destas medidas, realizou-se um mapeamento da política de atendimento a alunos com necessidades educacionais especiais em Diadema, abrangendo informações referentes a sua trajetória histórica de desenvolvimento, à documentação legal do município, à realidade do atendimento escolar exclusivo e paralelo ao ensino regular, dentre outros.
Deste modo, inicialmente, foi possível constatar que o fato do município comportar diversas formas de atendimento a alunos com necessidades educacionais especiais e de apresentar considerável avanço neste âmbito não é suficiente para se afirmar qualidade, uma vez que muitos aspectos devem ser revistos, em termos de ações políticas, para que esta se concretize efetivamente.
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Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
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Trabalho de Iniciação Científica
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Palavras-chave:
Educação; inclusão; políticas públicas |
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Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005
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