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A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
A RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMÁTICAS EXPERIMENTAIS EM CAMPOS CONCEITUAIS DA FÍSICA GERAL
Thiago Alexandre Melo Matheus 1 e Célia Maria Soares Gomes de Sousa 1
Instituto de Física, Universidade de Brasília – UnB , UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB
É conhecido que, para os alunos dos cursos de Física geral, a resolução das situações problemáticas com as quais se deparam nas disciplinas experimentais é uma tarefa difícil que, em muitas ocasiões, acaba se transformando na execução de um conjunto de procedimentos automáticos que não conduzem à aprendizagem significativa. Para estudarmos essa questão, utilizamos, de maneira articulada, dois referenciais teóricos: a teoria de campos conceituais de Vergnaud e a teoria de modelos mentais de Johnson-Laird. Participaram da pesquisa alunos da disciplina Física 2 Experimental. Os experimentos foram conduzidos na forma usual da disciplina, e os grupos de trabalho recebiam questões, que consistiam de situações problemáticas elaboradas com a intenção de provocar a explicitação dos invariantes operatórios utilizados. Analisamos as respostas dadas pelos grupos às questões. Ao longo dessa análise chegamos às seguintes quatro categorias: fórmulas, proposições, modelos de trabalho, fórmulas e proposições não articuladas. Os resultados em que chegamos parecem sugerir que os laboratórios bastante estruturados favorecem uma aprendizagem mecânica na qual as situações não dão sentido aos conceitos, como preconiza Vergnaud.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  ENSINO DE FÍSICA; SITUAÇÕES PROBLEMÁTICAS; CAMPOS CONCEITUAIS

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005