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G. Ciências Humanas - 3. Filosofia - 2. Filosofia
Medicinas e religiões na sociedade brasileira contemporânea: passagens e tensões
FÁTIMA REGINA GOMES TAVARES 1 e JÚLIO CÉSAR DE PAULA E SILVA 1
1- UFJF 2- UFJF, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - UFJF
O projeto Medicinas e religiões na sociedade brasileira contemporânea passagens e tensões foi uma tentativa de compreensão do estabelecimento de limites entre dois campos profissionais distintos, em espaços urbanos, e dentro de um paradigma de implosão da noção cartesiana presente da eficácia científica de determinados saberes. As investigações das relações de legitimidade entre as terapias alternativas e a medicina oficial foram pautadas em duas características específicas, por um lado, a concorrência entre estes dois campos; e por outro, a aceitação mútua, ou a travessia das fronteiras socialmente estabelecidas em espaços profissionais. A concorrência entre os campos pode ser observada pelas considerações de ambas as partes com relação à eficácia da outra.O objeto das investigações esteve o tempo todo centrado na figura do terapeuta, considerado o sujeito dos fenômenos que deram origem ao problema. A partir daí foram realizadas entrevistas não estruturadas com o objetivo de perceber os discursos de construção das legitimidades. O campo terapêutico alternativo apresenta um discurso que evidencia uma autocrítica de limitação da sua própria atuação. O próprio terapeuta se considera inapto para tratar determinadas doenças, ou alguns estágios de determinadas doenças. O discurso do terapeuta, que se baseia em argumentos que procuram demonstrar a legitimidade da sua profissão com resultados que não foram alcançados senão pela via alternativa, possui um paradoxo em que abre mão da sua atuação, e relega somente à medicina oficial a competência desses tratamentos.Os profissionais médicos legais, representados pelas suas associações corporativas, não reconhecem a eficácia e, conseqüentemente, a legitimidade das terapias holísticas. A caracterização da tensão entre as concepções terapêuticas se dá pela via do poder, ou seja, a determinação das fronteiras é resultado de um poder que se afirma pela proibição das práticas ilegais. Por outro lado, as reivindicações de reconhecimento por parte dos terapeutas alternativos se dão dentro de uma estrutura de construção de méritos que apontam a eficácia de um saber às margens do limite legal construído nas relações de poder. Em outras palavras, o que legitima a sua profissão ,segundo a sua forma de pensamento, reside na sua capacidade de criar meios de cura livres da orto.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Medicinas; religiões; sociedade brasileira

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005