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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
Os PCN do ensino fundamental em escolas da rede estadual mineira
BEATRIZ DE BASTO TEIXEIRA 1, DANIELE FREITAS DE ARAUJO 1 e CAROLINA ILIDIA SOARES DE FARIA 1
1- UFJF , UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - UFJF
Este trabalho apresenta resultados finais de uma pesquisa realizada em duas escolas estaduais situadas no município de Juiz de Fora. A pesquisa intitulada Os Parâmetros Curriculares Nacionais em escolas públicas de Juiz de Fora visou verificar se os PCN publicados em 1997 e 1998 pelo Ministério da Educação (MEC) estavam servindo de orientação para a formulação do projeto pedagógico das escolas e, em caso afirmativo, como ocorria esse processo. A pesquisa foi apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), PIBIC/CNPq, BIC/UFJF e ocorreu entre 05/2002 e 05/2004. As duas escolas foram selecionadas de acordo com indicadores referentes ao ano de 2000 fornecidos pelo Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Básica (SIMAVE), segundo maiores e menores índices de aproveitamento em testes de Língua Portuguesa e Matemática. As escolas opõem-se ainda quanto à localização (periferia ou próxima ao centro da cidade) , quanto ao nível sócio-econômico dos alunos e também relativamente a forma de organização (em séries e ciclos). Foi utilizada principalmente metodologia qualitativa com aplicação de questionários aos docentes, acompanhamento das reuniões pedagógicas e de planejamento, observação de aulas de Língua Portuguesa e Matemática de 1ª a 4ª séries e 5ª a 8ª séries do ensino fundamental, entrevistas com alunos e pais membros do colegiado e análise das atas do colegiado. Observamos que os PCN não foram adotados de forma sistemática pelos professores das duas escolas. Na verdade, o que percebemos, foi uma realidade diferente da relatada pelos docentes nas entrevistas e no questionário: apesar da maioria afirmar conhecer tal documento, a prática muito pouco se aproximava das diretrizes curriculares propostas pelo MEC. A começar pelo entendimento de alguns conceitos como transversalidade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade, muitos docentes sequer conheciam definições sobre tais termos. Projetos isolados, desenvolvidos em algumas disciplinas, eram a forma de abordagem dos temas transversais, comumente relacionados às datas comemorativas do calendário. A falta de investimentos na carreira docente somada à falta de recursos físicos e materiais nas escolas nos pareceu ser uma causa da não utilização sistemática dos valores norteadores propostos nos PCN. A pesquisa reforça a necessidade de investimentos na carreira dos professores para que os PCN possam ser adotados de forma crítica e condizente com a realidade das escolas.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  ensino fundamental; rede estadual; mineira

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005