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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
JOGO DRAMÁTICO NA EDUCAÇÃO: EM BUSCA DE UMA SOCIABILIDADE CIDADÃ
SUZANA PAES DE BARROS ARRUDA 2 e MARILIA J. MARINO 1
1- Departamento de Fundamentos de Educação, Faculdade de Educação da PUC-SP 2- Curso de Comunicação das Artes do Corpo, Faculdade de Comunicação e Filosofia da PUC-SP , PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - PUC-SP
Esta pesquisa de iniciação cientifica originou-se na caminhada da aluna-autora do Curso de Comunicação das Artes do Corpo, com experiência de trabalho em teatro-participativo voltado para crianças/adolescentes e aqui realiza sua aproximação à Educação, numa perspectiva emancipadora. A temática central do estudo é a relação entre o Jogo Dramático na Educação e a construção de uma sociabilidade cidadã, entendida como possibilitadora da comunicabilidade, da expressão espontânea criativa, tendo em vista a participação social, pautada em relações de cooperação. Tendo por base o Jogo Dramático, propôs-se a construção de uma proposta sócio-educativa. Buscou-se compreender e explicitar o (s) sentido(s) desta experiência vivida com os sujeitos – atores sociais, envolvidos no aprender a se relacionar consigo mesmo, com o outro e com o grupo classe -,ponto de partida para a busca de uma nova convivência nas relações sociais. O marco teórico convergiu para uma visão do ser humano que se constrói nas relações e que está voltada para a importância de possibilitar experiências educativas que buscam transformações pessoais e sociais integrando o corpo, a afetividade e a cognição. Para essa direção apontam J. L. Moreno, Paulo Freire e autores que estudam arte/teatro educação, tais como Ana Mae Barbosa, Augusto Boal e Viola Spolin. Os procedimentos utilizados envolveram a construção de protocolos do trabalho utilizado em conjunto com a professora oficial, sobre os quais se reflete, e em caráter complementar, aplicação de um questionário aberto, proposto no início e no final do trabalho, que incluiu um procedimento sociométrico. Consideramos que o objetivo da pesquisa foram atingidos, uma vez que a sala de aula foi trabalhada como espaço da cultura e laboratório da vida social, possibilitando uma nova cidadania em que o poder e o saber são repartidos através do Jogo Dramático, numa experiência democrática
Instituição de fomento: PIBIC- CEPE
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Educação; Jogo Dramático; Sociabilidade-Cidadã

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005