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A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 6. Matemática |
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ESTRUTURAS ALGÉBRICAS, ALGORITMOS E CRIPTOGRAFIA |
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AGNES NAOMI SATO 1, FELIPE FALCE DE ALMEIDA 1, CRISTIANA ABUD DA SILVA FUSCO 2 e SÔNIA PITTA COELHO 2 |
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1- Curso de Ciência da Computação, Faculdade de Matemática, Física e tecnologia da PUC-SP
2- Departamento de Matemática, Faculdade de Matemática, Física e Tecnologia da PUC-SP, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - PUC-SP |
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A criptografia consiste em alterar informações, tornando-as ilegíveis para todos, exceto para aqueles que possuem a chave. Esta inverterá essas alterações, de modo a tornar aquelas novamente legíveis. Existem diversos métodos de criptografia e sua utilização vai desde proteções a senhas de computadores até informações sigilosas das nações, como estratégias de guerra. O objetivo desta pesquisa, realizada por meio da Internet e de livros, foi criar material prático para que os alunos da Disciplina de Estruturas Algébricas do curso de Ciência da Computação da PUC-SP pudessem vivenciar esse método de encriptação através de informações históricas, de abordagem conceitual do método e de um software didático que permite acesso a cada um dos algoritmos componentes. Os materiais produzidos são:
História da criptografia até o método mais utilizado atualmente, chamado de “Criptografia RSA”;
Explicação de sua aplicação prática;
Desenvolvimento de “Desafios Criptográficos” para os leitores desta pesquisa;
Explicação dos algoritmos estudados nesta disciplina;
Um software acadêmico com os algoritmos e um exemplo de implementação do RSA;
Manual explicando a utilização deste software;
Explicação sobre a linguagem de programação Java, utilizada para a criação deste software, e o motivo de sua escolha; e
Um Site na Internet para disponibilizar este material a toda comunidade, a saber: http://rsapuc.cjb.net/
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Instituição de fomento: PIBIC-CEPE
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Trabalho de Iniciação Científica
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Palavras-chave:
Criptografia; Programação; Segurança |
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Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005
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