IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 5. Arquitetura e Urbanismo - 4. Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
INVESTIGAÇÃO DO POTENCIAL DAS TÉCNICAS INTERATIVAS COMPUTACIONAIS E DAMETODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO A DISTÂNCIA DE PROJETO DE ARQUITETURA: AORIENTAÇÃO DE ATELIÊ DE PROJETO.
Hiatiane Cunha de Lacerda 1 e Neander Furtado Silva 1
1- Departamento de Projeto, Expressão e Representação em Arquitetura e Urbanismo., UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB
O objetivo aqui é pesquisar sistemas de colaboração em tempo real e experiências de instituições de ensino à distância em diversas áreas do conhecimento incluindo a arquitetura. Os ateliês de projeto envolvem trocas de informações gráficas simultâneas entre aluno e professor que são dificultadas no ensino à distância, onde as ferramentas para este tipo de colaboração em tempo real ainda são incipientes. Metodologia - O desenvolvimento da pesquisa foi baseado em leitura de textos e buscas de sites na internet. A fim de organizar as informações encontradas, foi elaborada uma tabela que viabilizasse anotar os principais aspectos de interesse permitindo analisar tanto as experiências de ensino pesquisadas como os softwares que ofereçam ferramentas de colaboração, inclusive gráficas, em tempo real. Resultados - Entre as experiências e os softwares encontrados foram encontradas ferramentas importantes para o ensino à distância. Elas permitem que professor e aluno interajam graficamente de forma sincrônica com auxílio de recursos de chats e ou audiovisuais.A comunicação em tempo real ajudou a reestruturar o comportamento pedagógico para alunos e professores. As instituições de ensino começam a valorizar as trocas de informações com diversas outras escolas inclusive em diferentes países. Ainda são raras experiências de ensino que sejam ministrados completamente à distância devido a pequenos problemas ainda existentes, como por exemplo, a limitação do número de alunos que podem participar sincronicamente e de forma satisfatória de uma aula em tempo real.Conclusão - As experiências mostram a potencialidade dos softwares para se ensinar à distância em qualquer área do conhecimento. Estes apresentam ferramentas de colaboração em tempo real de grande potencial gráfico e áudio visual que viabilizam o ensino de ateliê em projeto. Os recursos propiciam ambientes virtuais próximos aos das salas de aula convencionais: alunos e professores interagem de forma direta e em tempo real como se tivessem em um mesmo lugar, no entanto, podem estar em locais diferentes.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Ensino à distância; Colaboração em tempo real; Web Conference.

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005