IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 7. Fonoaudiologia - 1. Fonoaudiologia
O CONHECIMENTO DE GESTANTES SOBRE A AUDIÇÃO DA CRIANÇA
FERNANDA COSTA OLIVEIRA 1, MICHELLE BARNA GUZMAN 1, ALTAIR CADROBBI PUPO 2 e SELMA COSTA ANEQUINI 2
1- Curso de Fonoaudiologia, Faculdade de Fonoaudiologia da PUC-SP 2- Departamento de Clínica Fonoaudiológica, Faculdade de Fonoaudiologia da PUC-SP, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - PUC-SP
Introdução- Estudos comprovam que a detecção e o diagnóstico da deficiência auditiva realizada até 6 meses de idade podem facilitar o processo de aquisição de linguagem de crianças deficientes auditivas. A Triagem Auditiva Neonatal Universal é uma estratégia eficiente para detectar a perda auditiva no bebê, logo que ele nasce. Faz-se necessário que mães/pais estejam preparados para a aceitação dos testes de triagem auditiva neonatal e para as implicações desse procedimento. Objetivo- Avaliar o conhecimento de gestantes sobre o desenvolvimento da audição na criança, mais especificamente, o conhecimento sobre o desenvolvimento da função auditiva, a importância da detecção precoce da perda auditiva e sobre o conhecimento do procedimento da triagem auditiva neonatal. Além disso, o estudo já se caracterizou como uma ação educativa, no sentido de que informou e orientou os sujeitos da pesquisa após a aplicação da entrevista, sobre os aspectos relativos ao conhecimento pesquisado. Método- Foram entrevistadas 60 gestantes, 30 de uma Unidade Básica de Saúde e 30 de um hospital particular, por meio de questões relativas à audição na infância. Resultados– O estudo apontou, entre outros aspectos, para um grande desconhecimento das questões relacionadas à audição do bebê, especialmente junto, o grupo de mães da instituição pública. As formas de prevenção de problemas auditivos e os exames possíveis e necessários para realização de um diagnóstico precoce foram temas dos esclarecimentos prestados às gestantes durante o desenvolvimento do estudo. Esse trabalho realizado junto às gestantes mostrou-se extremamente necessário, tanto para compreensão da triagem e seus resultados como para acompanhamento do desenvolvimento de audição e linguagem da criança. Os resultados apontaram indicadores importantes que servirão para a formulação de políticas públicas como o desenvolvimento de ações educativas, no sentido de promover a saúde auditiva da população
Instituição de fomento: PIBIC-CEPE
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  gestante; criança; audição

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005