IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 5. Zootecnia
AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FUNCIONAIS DE OVOS PRODUZIDOS POR POEDEIRAS ALIMENTADAS COM DIFERENTES NIVEIS DE LISINA E METIONINA.
Rafael Correa de Castro , Ilza Yogui , Mayra Fernanda Rizzo , Bruno José Deponti , Flávio Henrique Araújo  e Douglas Emygdio de Faria 
Depto. de Zootecnia, Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos-USP, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP
A utilização de lisina e metionina pode ser uma maneira de direcionar o ovo para o mercado consumidor de acordo com a necessidade. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a qualidade do albúmen e gema de ovos de poedeiras da linhagem Hisex White alimentadas com dietas contendo diferentes níveis de lisina (LIS) e metionina (MET) através da confecção de bolos denominados “Angel e Sponge cakes”. Utilizou-se 256 aves, com 76 semanas de idade distribuídas em um delineamento inteiramente ao acaso em arranjo fatorial 4 x 4, com os fatores: níveis de LIS (0,482, 0,682, 0,882 e 1,082%) e de MET (0,225, 0,318, 0,411 e 0,505%) totalizando 16 tratamentos com 4 repetições de 4 aves cada. Avaliou-se nos bolos: altura (ALT), volume (VOL), e rendimento (REN) e nos ovos: sólidos totais do albúmen (STA) e gema (STG). Para as características avaliadas no “Angel cake” não houve interação nem diferenças significativas (P>0,05). No caso do “Sponge cake”, o menor nível de metionina nas dietas proporcionou maiores valores de ALT e de VOL quando comparado com o maior nível. Houve interação entre os fatores LIS e MET sobre as características de STG e STA demonstrando que níveis mais baixos de aminoácidos proporcionam maior porcentagem de sólidos totais. Conclui-se que as propriedades funcionais do albúmen (“Angel cake”) não se alteram com os níveis de LIS enquanto as propriedades funcionais da gema (“Sponge cake”) se alteram com os níveis de MET.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Lisina; Metionina; Poedeiras

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005