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D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SOROCABA
ALINE PORTO MIRANDA 1 e LÚCIA RONDELO DUARTE 2
1- Curso de Enfermagem, Faculdade de Ciências Médicas da PUC-SP 2- Departamento de Enfermagem, Faculdade de Ciências Médicas da PUC-SP , PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - PUC-SP
Instituído em 1994, o Programa Saúde da Família (PSF) tem avançado tanto em extensão territorial quanto em impacto ao transformar os indicadores da atenção básica. Além disso, alcançar bons resultados na aceitação e satisfação dos usuários é o que buscam os municípios que aderem a esse modelo assistencial. Considerando que a percepção do usuário é um indicador significativo da qualidade do serviço, bem como fundamental para subsidiar propostas para sua melhoria, pretende-se com este estudo, avaliar a satisfação dos usuários do PSF no município de Sorocaba. Para isso, foram entrevistados 206 sujeitos em seus domicílios, nas quatro áreas cobertas pelo Programa, abrangendo aspectos relacionados à acessibilidade, qualidade do atendimento, resolubilidade , concepção de família e qualidade de vida. Os resultados foram analisados segundo a freqüência e categorização dos dados quanti-qualitativos e o discurso do sujeito coletivo das concepções de família e qualidade de vida. Constatou-se elevado grau de satisfação com o PSF especialmente na facilitação do acesso e na qualidade do atendimento, com destaque ao trabalho da agentes comunitárias de saúde e à valorização dos aspectos interpessoais e humanísticos na relação profissional-cliente. A qualidade do atendimento na unidade de saúde da família e a demora para consulta com especialistas e exames especializados são as principais queixas dos insatisfeitos. O atendimento das necessidades dos usuários pressupõe acesso garantido, empenho da equipe na resolução dos problemas de saúde de suas famílias e humanização do atendimento
Instituição de fomento: PIBIC-CEPE
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  satisfação; usuário; programa saúde da família

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005