IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 7. Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
ANÁLISE DA FORMAÇÃO EM PESQUISA OFERECIDA PELA UNIVERSIDADE: RESULTADOS DOS MESTRADOS EM GEOGRAFIA E EM EDUCAÇÃO
Gutiere Cardoso de Lima 1 e Maria Benedita Lima Pardo 1
1- Depto. de Pscologia - UFS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS
A pesquisa é uma das atividades essenciais à instituição universitária, ao lado do ensino e da extensão. O desenvolvimento de pesquisas permite a geração de novos conhecimentos, assim como, a elaboração de tecnologias que venham a ser aplicadas à resolução de problemas nas diversas áreas de atuação humana. Desse modo, ao incentivar o desenvolvimento de pesquisas, a Universidade estará cumprindo um aspecto importante de suas funções sociais. A avaliação nas Universidades é um meio que permite formular políticas que possibilitem atender a objetivos que são da sociedade como um todo. Considerando a importância das atividades de pesquisa para a instituição universitária esta pesquisa teve por objetivo analisar a formação em pesquisa de alunos de dois cursos de Mestrado da Universidade Federal de Sergipe. Para a coleta de dados aplicou-se aos sujeitos um questionário com questões abertas e fechadas. Para a análise de dados tabulou – se a freqüência das respostas fechadas para as categorias previstas e para as questões abertas procedeu-se à análise de conteúdo e à categorização das respostas por similaridade. Este trabalho apresenta os resultados obtidos com 41 alunos dos cursos de Mestrado de Geografia e Educação, comparando-os. Os resultados obtidos mostraram que a média de idade dos mestrandos foi 32,1 e 34,1 anos em Geografia e Educação respectivamente. Em relação ao intervalo de tempo médio gasto entre a graduação e a pós-graduação, a média de Geografia foi de 6,4 anos, menor, portanto, que a de Educação que correspondeu a 8,5 anos. De modo geral, ambos os grupos avaliaram positivamente o domínio sobre as etapas de planejamento de pesquisa. Já as etapas de execução de pesquisa foram avaliadas pelos mestrandos em Educação como sendo de menor domínio. Quanto a sugestões para melhorar o curso de Mestrado, ambos os grupos destacaram a necessidade de incrementar condições materiais, na forma de bolsas de estudos, verbas para livros e participação em eventos científicos.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Formação em pesquisa; pesquisa na graduação; pesquisa na pós-graduação

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005