IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
A CONTRIBUIÇAO DA COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO DAS EMPRESAS MULTINACIONAIS
ANDRÉA PARSEKIAN ARENAS 1 e MOACIR MIRANDA DE OLIVEIRA JR. 2
1- Curso de Administração de Empresas, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da PUC-SP 2- Departamento de Administração, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da PUC-SP, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - PUC-SP
A inserção qualificada das subsidiárias brasileiras no comércio internacional depende de inúmeros fatores. A contribuição da comunicação nesse processo é o fator investigado nesta pesquisa. O gerenciamento de empresas no exterior, a classificação de empresas multinacionais, a comunicação intercultural dos executivos foram as abordagens adotadas para responder às seguintes perguntas: (1) as subsidiárias brasileiras apresentam importância estratégica em seu contexto multinacional?; (2) as subsidiárias estabelecem uma comunicação eficiente com suas matrizes?; (3) a qualidade da comunicação entre subsidiária e matriz contribui para a autonomia da subsidiária? Foi realizada uma pesquisa com executivos de subsidiárias brasileiras, com perguntas que avaliavam a freqüência com que gerentes seniores das subsidiárias e matrizes se comunicavam, a freqüência das viagens ao escritório central da multinacional, a relação entre os executivos das duas partes, o compartilhamento de informações da subsidiária e matriz e a credibilidade dos executivos das subsidiárias. Através da análise das respostas coletadas, verificou-se que a comunicação eficiente existente nas subsidiárias brasileiras é um instrumento de grande relevância na contribuição do processo de gestão das subsidiárias
Instituição de fomento: PIBIC-CEPE
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Subsidiária; Comunicação; Gestão

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005