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F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 8. Comunicação
A IDEOLOGIA NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE MAURICIO DE SOUSA
RAQUEL FERRONI BAST 1 e ELISABETE ALFELD RODRIGUES 2
1- Curso de Comunicação em Multimeios, Faculdade de Comunicação e Filosofia da PUC-SP 2- Departamento de Arte, Faculdade de Comunicação e Filosofia da PUC-SP, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - PUC-SP
O objetivo deste trabalho foi analisar os aspectos ideológicos presentes nas histórias em quadrinhos de Mauricio de Sousa. O trabalho desenvolveu-se em três etapas. A primeira etapa referiu-se à pesquisa bibliográfica abrangendo livros de autores especializados sobre quadrinhos, ideologia e comunicação. A segunda consistiu na seleção das revistas em quadrinhos e sua posterior análise. A terceira foi referente à entrevista realizada com Mauricio de Souza e a aplicação de um questionário a um grupo de crianças da sexta série de colégios particular e público. A preocupação inicial do estudo foi abordar as características dos quadrinhos e sua linguagem para, em seguida, apreender os conceitos obtidos a partir da pesquisa bibliográfica e identificá-los nos quadrinhos produzidos por Mauricio de Sousa. Com base nos estudos realizados, percebe-se que, no modo de construção das histórias em quadrinhos, a intenção é a manutenção do status quo. Além disso, a ideologia é veiculada através da manipulação da mensagem por meio de recursos gráficos e lingüísticos. São esses recursos que possibilitam identificar os aspectos ideológicos que são assim reveladores do modo como essas histórias são criadas. Os quadrinhos de Maurício de Sousa têm como leitor o público infanto-juvenil e caracterizam-se não apenas como entretenimento uma vez que esse público consome tanto as revistinhas como os produtos que levam o nome de seus personagens. A obra de Mauricio de Sousa é voltada para a diversão infanto-juvenil e para a captação de recursos destinados a manutenção desse universo, um universo que cria uma realidade que transporta o seu leitor para o mundo da ficção e ao mesmo tempo coloca esse leitor no presente do dia-a-dia que é o comportamento consumista. Esse caráter mercadológico situado entre a diversão e o consumo é o traço caracterizador da ideologia presente nos quadrinhos
Instituição de fomento: PIBIC-CEPE
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  ideologia; história em quadrinhos; comunicação de massa

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005