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F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Serviço Social - 7. Serviço Social
POLÍTICA DE COTAS: POLÍTICA INCLUSIVA?
SOLISA ALDY TAVARES BRITO 1 e MARIA CRISTINA BRITES 2
1- Curso de Serviço Social, Faculdade de Serviço Social da PUC-SP 2- Departamento de Fundamentos do Serviço Social, Faculdade de Serviço Social da PUC-SP, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - PUC-SP
Este projeto de Iniciação Cientifica foi realizada com o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica – CEPE. O projeto tinha como principal objetivo discutir a política de cotas para o acesso de afro-descendentes à universidade, num contexto maior das chamadas políticas inclusivas, ou políticas de ações afirmativas. A discussão acerca do caráter inclusivo das políticas de cotas foi realizada a partir de uma pesquisa documental, que procurou resgatar a gênese e as configurações históricas das políticas sociais, das políticas de ações afirmativas, da política de cotas, dos movimentos sociais e do movimento negro. As opiniões e o debate sobre a política de cotas foram analisadas, também, através de uma pesquisa qualitativa de campo junto a representantes do movimento negro, profissionais da área de Serviço Social e Psicologia e entre estudantes de curso preparatórios para o vestibular. Em “Política de Cotas: política inclusiva?” reconhecemos que, apesar da Constituição Brasileira defender o princípio de igualdade racial, esta não se realiza, o que cria a necessidade de elaboração de mecanismos para promover a igualdade. Neste sentido, nossa pesquisa demonstra que a defesa das políticas de cotas para o acesso dos negros à universidade é legitima e se constitui em um desses mecanismos. Nem todos os entrevistados compartilham a mesma opinião quanto a política de cotas ser a melhor solução para a redução das desigualdades raciais, o que expressa a polarização de opiniões no interior da sociedade. Dessa forma, procuramos discutir as três teses contrárias às cotas, bem como a refutação do movimento negro a essas teses. Neste cenário de debates acerca da sua real potencialidade de incluir, chamamos atenção para dois aspectos que consideramos uma “areia movediça”: o fato de se dar tanta importância à visibilidade do negro na sociedade e se esquecer da discussão sobre a qualidade do ensino público (médio e fundamental). Da mesma forma, é preciso enfrentar a discussão sobre o financiamento dessa política, algo que ainda não foi feito
Instituição de fomento: PIBIC-CEPE
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Política de Cotas; Políticas Sociais; Serviço Social e Direitos Sociais

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005