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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
POSSIBILIDADES DE LEITURA CRÍTICA E DE EXPRESSÃO COM LINGUAGEM AUDIOVISUAL POR CRIANÇAS E JOVENS NA ESCOLA
Paula Carolina Vasconcelos Gontijo 1 e Vânia Lúcia Quintão Carneiro 1
1- Departamento de Métodos e Técnicas, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília – UnB , UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB
Acredita-se que a formação do professor em audiovisual é condição fundamental para a utilização crítica e criativa da TV na prática pedagógica. A presente pesquisa tem como objetivos analisar as condições de utilização pedagógica do audiovisual por professores que realizaram uma formação específica em audiovisual e levantar as possibilidades de expressão com linguagem audiovisual e de leitura crítica da TV por crianças e jovens na escola. Inicialmente foram aplicados questionários em 61 professores que concluíram o Curso TV na Escola e os desafios de hoje (MEC, UNIREDE) - nesta fase da pesquisa tivemos como colaboradoras as bolsistas do DEX: Edileuza Ribeiro Sodré e Eudna Pereira da Silva. Posteriormente, entramos em contato com alunos de alguns desses professores e aplicamos questionário em 107 estudantes (crianças e adolescentes) Entre os resultados encontrados observou-se que 54% dos adolescentes e 91% das crianças afirmam que seus professores conversam sobre algum programa de TV, e segundo 43% dos adolescentes os jornais estão entre os mais comentados, seguido pelas novelas e programas educativos, representando 12%(cada) das respostas obtidas. Também entre as respostas das crianças 50% afirmam ser os jornais o mais comentado pelos professores, seguido das novelas com 17%. Já como seria a televisão que os alunos gostariam de assistir, 20% dos adolescentes afirmam que deveria ser informativa e segundo relatam "Seria uma televisão que não escondesse do público os assuntos reais que estão acontecendo no mundo" e 12% gostariam de uma TV com mais programas educativos e 12% gostariam de uma TV sem violência. Diante de tais constatações, fica evidente a importância de cursos de formação em audiovisual para que professores e seus alunos se posicionem mais criticamente em relação à programação audiovisual.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  educação; audiovisual; televisão

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005