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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
LEITURA CRÍTICA E CRIATIVA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DOS PROGRAMAS MAIS ASSISTIDOS POR ELES.
Vânia Lúcia Quintão Carneiro 1,2 e Raquel Mary Costa Rufino 1,3
1-Departamento de Métodos e Técnicas, Faculdade de Educação – UnB 2-Coordenadora do grupo de pesquisa Lates CNPq - Educamídia 3-Participante do grupo de pesquisa Lates CNPq - Educamídia , UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB
O presente trabalho teve como objetivos levantar informações junto aos alunos de professores que concluíram o "Curso de Extensão Universitária TV na Escola e os desafios de hoje", sobre os programas de televisão que assistem. Inicialmente foram aplicados questionários em crianças e adolescentes de quatro escolas com níveis sócios econômicos diferentes. A seguir foram organizados grupos focais para discussão dos programas preferidos e elaborados storyboards. Os principais resultados encontrados foram: Para 58 crianças, 36% com a idade entre 7 e 8 anos moradoras da Ceilândia e 34% com 10 e 11 anos moradoras da Estrutural os programas preferidos são desenhos com 47% e em segundo lugar novelas com 28%; para 59 adolescentes, 46% com a idade entre 18 e 20 anos e 44% entre 15 e 17 anos moradores do Plano Piloto e da Ceilândia, os programas preferidos são jornais com 22% e em segundo lugar Novelas com 17%. Entre as crianças o que elas mais gostam de ver em seus programas preferidos 35% são os personagens e o que menos gostam é a violência nos programas com 21%. Para 34% das crianças a TV ideal só passaria desenhos. 34% dos adolescentes relataram que o que mais gostam em seus programas preferidos são as informações transmitidas, e o que menos gostam, 21%, é a violência existente nos programas, para 20% dos adolescentes a TV que eles mais gostariam de ver só passaria programas com assuntos informativos.Estes resultados mostram que apesar de níveis socioeconômicos diferentes, as crianças e os adolescentes da mesma idade gostam do mesmo tipo de programa, e além disso é possível observar que não importa a idade, o que eles menos gostam é da violência transmitida. Através desses dados é possível trabalhar os storyboards com as crianças e adolescentes onde eles possam se expressar e comunicar seu modo de ver TV, criar e produzir.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Educação; televisão; criança

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005