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H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 6. Lingüística |
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PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA INSERÇÃO DE ANGOLANOS MUTILADOS DE GUERRA NO MERCADO DE TRABALHO. REGISTRO VIDEOGRÁFICO DE DIÁLOGOS QUE SE DESENROLAM EM AMBIENTES DE TRABALHO. ENSINO FUNDAMENTAL |
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Aline Simo Ferreira 1 e Enilde Leite de Jesus Faulstich 1,2 |
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1-Departamento de Lingüística, Línguas Clássicas e Vernácula – UnB -alinesimo@hotmail.com
2-Profa. Dra. do Departamento de Lingüística, Línguas Clássicas e Vernácula – UnB - enilde@unb.br
, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB |
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Introdução - Este projeto de política lingüística visa ao desenvolvimento de um método para a elaboração de material didático para o ensino e para a aprendizagem de Português como segunda língua ou língua estrangeira para angolanos mutilados de guerra. O público alvo ao qual se destina a pesquisa constitui-se de aprendizes na faixa etária de 11 a 14 anos que possuem grau de conhecimento equivalente ao segundo ciclo do ensino fundamental no Brasil. Um dos objetivos principais desta pesquisa metodológica é fornecer aos aprendizes proficiência em Língua Portuguesa para ler, para compreender e para escrever. Metodologia - A metodologia utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa tem como base o estudo, à distância, da situação lingüística de Angola por meio de gravações videográficas. Os passos seguidos foram: 1) revisão bibliográfica da literatura especializada; 2) gravações, em fita de vídeo, de diálogos que se desenrolam em ambientes formais e informais, para que se possa ter noção da língua realmente falada naquela nação. Esta fase foi de suma importância, porque possibilitou debates acerca da língua portuguesa falada no Brasil e em Angola. Resultados: Gravaram-se seis fitas, de meia hora cada, em que o diálogo espontâneo se dá entre angolanos e brasileiros, entre só angolanos e entre só brasileiros. Os diálogos foram: i)transcritos; ii)analisadas as estruturas gramaticais e lexicais para estabelecer o contraste da situação de fala. A última fase foi a confecção do material didático, a princípio, a primeira unidade de um livro didático e um segundo que é uma fita VHS com mini diálogos entre a população angolana residente em Brasília, para treinamento da oralidade em Língua Portuguesa. Conclusão - O que se pretende com o desenvolvimento dessa pesquisa é ensinar a língua real usada em Angola e não a língua estagnada na gramática. A meta é praticar um ensino que leve em conta a diversidade lingüística por meio de uma política educacional não-assimilacionista. |
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Trabalho de Iniciação Científica
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Palavras-chave:
política lingüística; material didático; angolanos mutilados de guerra. |
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Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005
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